YouVersion Logo
Search Icon

3 JOÃO Introdução

Introdução
A carta, escrita pelo «Ancião» (1; 2 João 1), é dirigida a um certo Gaio. Sobre esta pessoa nada sabemos, a não ser que permanece fiel à verdade (1–8). A sua atitude contrasta com a de Diótrefes, membro influente da igreja, que calunia o ancião e falta aos deveres de hospitalidade (9–10). Menciona a boa reputação de um outro cristão, Demétrio (11–12), antes de anunciar a sua visita e de transmitir as saudações dos amigos (13–15).
Deve-se sublinhar o facto de o autor enviar missionários à outra igreja, alojados por Gaio e rejeitados por Diótrefes. Era uma igreja apostólica e missionária. E deve-se sublinhar também que a hospitalidade é uma forma do amor e da fidelidade à verdade, tanto mais que Diótrefes não é julgado por qualquer doutrina errada, mas tão-somente pelo seu espírito autoritário que o conduz à falta de hospitalidade.
A carta tem assim o propósito de valorizar a fidelidade aos deveres, em especial o da generosa hospitalidade, por oposição ao autoritarismo egoísta.
Esta carta pode sintetizar-se no seguinte plano:
— Saudações: 1–4.
— A fidelidade de Gaio: 5–8.
— O mau exemplo de Diótrefes: 9–11.
— O bom exemplo de Demétrio: 12.
— Saudações finais: 13–14.

Currently Selected:

3 JOÃO Introdução: BPT09

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy