YouVersion Logo
Search Icon

2 CRÓNICAS 36

36
Reinado de Joacaz
(2 Reis 23,31–35)
1O povo escolheu Joacaz, filho de Josias, como sucessor de seu pai. 2Joacaz tinha vinte e três anos quando subiu ao trono e reinou três meses em Jerusalém. 3O rei do Egito afastou-o do trono e obrigou o país a pagar um tributo de cerca de três mil quilos de prata e trinta quilos de ouro. 4Em sua substituição, colocou no trono de Jerusalém Eliaquim, irmão de Joacaz, mudando-lhe o nome para Joaquim. Quanto a Joacaz, levou-o para o Egito.
Reinado de Joaquim
(2 Reis 23,36—24,7)
5Joaquim tinha vinte e cinco anos quando subiu ao trono e reinou onze anos em Jerusalém. O seu comportamento desagradou ao Senhor, seu Deus. 6O rei Nabucodonosor, da Babilónia, atacou-o. Invadiu o país, amarrou-o com cadeias de bronze e levou-o para a Babilónia. 7Nabucodonosor levou igualmente vários objetos do templo do Senhor para o seu palácio, na Babilónia.
8O resto da história de Joaquim, incluindo as coisas abomináveis que fez e tudo o que lhe aconteceu, está escrito no livro dos Reis de Israel e de Judá. Sucedeu-lhe como rei o seu filho Jeconias.
Jeconias é desterrado para a Babilónia
(2 Reis 24,8–17)
9Jeconias tinha oito anos quando subiu ao trono e reinou em Jerusalém três meses e dez dias. Também ele desagradou ao Senhor com o seu comportamento. 10Quando chegou a primavera, o rei Nabucodonosor levou Jeconias como prisioneiro para a Babilónia e levou vários objetos de valor que pertenciam ao templo do Senhor e nomeou Sedecias, parente de Jeconias, como rei de Jerusalém e de Judá.
Reinado de Sedecias
(2 Reis 24,18—25,21; Jeremias 39,1–10; 52,1–27)
11Sedecias tinha vinte e um anos, quando subiu ao trono e reinou onze anos em Jerusalém. 12O seu comportamento desagradou ao Senhor, seu Deus. Não se humilhou diante do profeta Jeremias, quando lhe foi falar da parte do Senhor. 13Revoltou-se contra Nabucodonosor a quem tinha jurado fidelidade em nome de Deus e teimosamente recusou converter-se ao Senhor, Deus de Israel. 14Também os chefes dos sacerdotes e o povo aumentaram cada vez mais as suas transgressões, seguindo as mesmas práticas das nações pagãs e profanando o templo que o Senhor tinha consagrado em Jerusalém. 15O Senhor, Deus dos seus antepassados, enviou-lhes constantemente advertências pelos seus profetas, porque tinha amor ao seu povo e ao seu santuário. 16Mas eles escarneceram dos mensageiros, rejeitaram as suas palavras e fizeram pouco dos seus profetas, até que a ira do Senhor se manifestou contra o seu povo, de tal maneira que já não teve remédio. 17Fez com que avançasse contra eles o rei dos caldeus, que mandou matar os seus jovens à espada, no templo. Não poupou nem rapazes nem raparigas, nem adultos nem velhos. 18Apoderou-se dos objetos do templo, grandes e pequenos, assim como dos tesouros do templo, do rei e dos seus funcionários e levou tudo para a Babilónia. 19Incendiaram o templo e destruíram as muralhas de Jerusalém. Puseram fogo aos seus palácios e destruíram tudo o que havia de valor. 20Nabucodonosor levou para o cativeiro os que tinham escapado à espada, onde se tornaram escravos dele e dos seus descendentes até à época do império persa. 21Desta forma se cumpriu aquilo que o Senhor tinha anunciado pelo profeta Jeremias. O país ficaria abandonado, durante setenta anos, até que se acabou o tempo de repouso, para recompensar os períodos de repouso que não tinham sido observados#36,21 Em Israel, segundo Lv 25,1–7, a terra devia ser deixada em repouso, durante um ano, de sete em sete anos. Mas esta lei nem sempre foi respeitada. Esta citação junta elementos tirados de Lv 26,34–35 e de Jr 25,11..
Édito de Ciro
(Esdras 1,1–11)
22No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, o Senhor fez com que se cumprisse a profecia do Senhor, pronunciada pela boca de Jeremias. E assim levou Ciro a promulgar em todo o seu império de viva voz e por escrito, o seguinte édito: 23«Assim fala Ciro, rei da Pérsia: “O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, no país de Judá. Todos vocês que pertencem a esse povo são convidados a irem para lá e que o Senhor, vosso Deus, vos ajude.”»

Currently Selected:

2 CRÓNICAS 36: BPT09

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy