YouVersion Logo
Search Icon

SABEDORIA DE SALOMÃO Introdução

Introdução
O autor de Sabedoria identifica-se a si mesmo como sendo o rei Salomão (7,1–14; 8,17—9,18). No entanto, a atribuição deste livro ao rei sábio nunca foi consensual. Tudo indica que o livro foi escrito em grego e num substrato cultural grego e, por isso, seria necessariamente de época mais recente, embora pudesse ter sido baseado em textos de Salomão, hoje perdidos, como pensam alguns. Há quem proponha que tenha sido escrito pouco antes do começo da era cristã, provavelmente por um judeu da cidade de Alexandria, no Egito, onde morava um grande número de judeus, mas não existem certezas.
A Sabedoria de Salomão fala da sabedoria de Deus e do papel que teve na história do povo de Israel. A sabedoria aparece personificada, o que já tinha acontecido no livro dos Provérbios (1,20–33; 8,1–30).
O autor utiliza palavras e ideias da filosofia grega, ao falar da fé do povo de Israel no Deus que o salvou da escravidão do Egito e castigou os seus inimigos. A lição principal do livro é que Deus castiga os que adoram ídolos e abençoa as pessoas que lhe são fiéis e obedecem às suas leis.
Este livro pode sintetizar-se no seguinte plano:
— A sabedoria e o destino humano: 1,1—5,23.
— O elogio da sabedoria: 6,1—11,3.
— Meditação sobre o Êxodo: 11,4—19,21.
— Conclusão: 19,22.

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy