YouVersion Logo
Search Icon

MALAQUIAS Introdução

Introdução
O nome deste profeta significa «meu mensageiro» ou «meu anjo», visto que mensageiro e anjo têm a mesma origem, tanto em hebraico como em grego. As suas mensagens foram pronunciadas no século V a.C., depois da reconstrução do templo de Jerusalém. A situação religiosa tinha-se degradado, a decadência moral era crescente e o culto a Deus menosprezado. Tanto o povo como os sacerdotes enganavam Deus no pagamento das ofertas devidas ao templo e os mandamentos da lei não eram respeitados. O profeta repreende o povo de Israel pelos seus pecados e anuncia que Deus virá julgar e purificar o seu povo, para o que enviará primeiro o seu mensageiro, um profeta como Elias, para lhe preparar o caminho (3,1–5.22–24). Nos Evangelhos segundo Mateus e Lucas esta promessa de Malaquias está relacionada com João Batista, escolhido para preparar a vinda de Jesus (Mateus 17,11–13; Lucas 1,17).
Ao levantar a sua voz severa contra a degradação moral e religiosa do seu tempo, Malaquias prepara a comunidade dos crentes para o reencontro com Deus. É para esse reencontro que ele nos convida ainda hoje.
Este livro pode sintetizar-se no seguinte plano:
— O amor de Deus pelo seu povo: 1,1–5.
— Processamento contra os sacerdotes e levitas: 1,6—2,9.
— Reprovação da infidelidade do povo: 2,10–16.
— Anúncio do «dia do Senhor» e da visita do seu mensageiro: 2,17—3,5.
— Ordens para o restabelecimento das décimas e das ofertas: 3,6–12.
— Promessas de restauração para os fiéis: 3,13–18.
— Novo anúncio da vinda do «dia do Senhor»: 3,19–21.
— Promessas de envio de um novo Elias: 3,22–23.

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy