YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 47

47
1Então José foi dar a notícia ao rei. Ele disse:
— O meu pai e os meus irmãos vieram da terra de Canaã e estão na região de Gosém com as suas ovelhas e cabras, o seu gado e tudo o que têm.
2Depois levou cinco dos seus irmãos e os apresentou ao rei. 3O rei perguntou:
— Qual é o trabalho de vocês?
Eles responderam:
— Senhor, nós somos criadores de ovelhas, como foram os nossos antepassados. 4Viemos morar neste país porque na terra de Canaã não há pastos para os animais, e a fome lá está terrível. Por favor, deixe que a gente fique morando na região de Gosém.
5O rei disse a José:
— Agora que o seu pai e os seus irmãos vieram ficar com você, 6a terra do Egito está às ordens deles. Dê a eles a região de Gosém, que é a melhor do país, para que fiquem morando lá. E, se na sua opinião houver entre eles homens capazes, ponha-os como chefes dos que cuidam do meu gado.
7Depois José levou Jacó, o seu pai, e o apresentou ao rei. Jacó deu a sua bênção ao rei, 8e este perguntou:
— Qual é a sua idade?
9Jacó respondeu:
— Já estou com cento e trinta anos de idade e sempre tenho andado de um lado para outro. A minha vida tem passado rapidamente, e muitos anos foram difíceis. E eu não tenho conseguido viver tanto quanto os meus antepassados, que tiveram uma vida tão dura como a que eu tive.
10Jacó deu a sua bênção ao rei e foi embora. 11E José deu ao pai e aos irmãos terras na melhor região do Egito, perto da cidade de Ramessés, como o rei havia ordenado. Essas terras se tornaram propriedade deles, e eles ficaram morando ali. 12José dava mantimentos ao pai, aos irmãos e aos parentes, conforme as necessidades de cada família.
José como governador do Egito
13Não havia alimento em lugar nenhum, e a fome aumentava cada vez mais. Os moradores do Egito e de Canaã ficaram fracos de tanto passar fome. 14O povo comprava mantimentos, e José ajuntava todo o dinheiro e o levava para o palácio. 15Quando acabou todo o dinheiro do Egito e de Canaã, os egípcios foram falar com José. Eles disseram:
— Por favor, nos dê comida! Não nos deixe morrer só porque o nosso dinheiro acabou!
16José respondeu:
— Se vocês não têm mais dinheiro, tragam o seu gado, que eu trocarei por mantimento.
17Os egípcios levaram a José cavalos, ovelhas, cabras, bois e jumentos, e em troca ele lhes deu mantimento durante todo aquele ano. 18O ano passou, e no ano seguinte foram dizer a José:
19— Senhor, não podemos esconder o fato de que o nosso dinheiro acabou e que os nossos animais agora são seus. Não temos mais nada para entregar a não ser os nossos corpos e as nossas terras. Não deixe a gente morrer. Compre a nós e as nossas terras em troca de alimentos. Seremos escravos do rei, e ele será dono das nossas terras. Dê-nos mantimento para que possamos viver e também sementes para plantarmos, e assim a terra não se tornará um deserto.
20Então José comprou todas as terras do Egito para o rei. Todos os egípcios tiveram de vender as suas terras, pois a fome era terrível. Assim, a terra ficou sendo do rei, 21e José fez dos egípcios escravos no país inteiro. 22José só não comprou as terras dos sacerdotes. Eles não tiveram de vendê-las, pois o rei lhes dava certa quantidade de alimentos; e assim eles tinham o que comer.
23Então José disse ao povo:
— Agora vocês e as suas terras são do rei, pois eu os comprei para ele. Peguem aqui sementes para semearem nos campos. 24Do que colherem, deem a quinta parte ao rei; usem as outras quatro partes para semear e para alimentar vocês, os seus filhos e as pessoas que moram com vocês.
25Eles responderam:
— O senhor salvou a nossa vida e tem sido bom para nós. Seremos escravos do rei.
26Assim, José fez uma lei que existe até hoje. A lei é a seguinte: em todo o Egito a quinta parte das colheitas pertence ao rei. Só as terras dos sacerdotes não ficaram para o rei.
O último pedido de Jacó
27Os israelitas ficaram vivendo no Egito, na região de Gosém, onde compraram terras e tiveram muitos filhos. 28Jacó viveu dezessete anos no Egito, chegando à idade de cento e quarenta e sete anos. 29Quando sentiu que ia morrer, Jacó mandou chamar o seu filho José e disse:
— Se lhe posso pedir um favor, ponha a mão por baixo da minha coxa#47.29 Ver Gn 24.2, nota. e jure que será fiel e honesto comigo nisto que vou pedir: não me sepulte no Egito. 30Quando eu morrer, tire o meu corpo do Egito e me coloque na sepultura dos meus antepassados, a fim de que eu descanse com eles.
José respondeu:
— Eu farei o que o senhor está pedindo.#Gn 49.29-32; 50.6
31— Então jure — disse Jacó.
José jurou, e aí Jacó se inclinou sobre a cabeceira da cama e orou.

Currently Selected:

Gênesis 47: NTLH

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy