YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 10

10
1Queridos irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração são que os israelitas possam ser salvos. 2Eu sei que eles têm zelo por Deus, mas esse é um zelo mal dirigido. 3Pois eles não conhecem a justiça que vem de Deus e procuram estabelecer a sua própria justiça; assim acabam rejeitando a justiça de Deus. 4Porque o fim da lei é Cristo, para que todo que crer nele seja declarado justo.#10.4 Isto é, seja aceito por Deus.
5Pois Moisés escreveu a respeito da justiça que vem da Lei: Viverá aquele que fizer o que a Lei manda. 6Entretanto, a justiça que vem pela fé diz: “Você não precisa fazer uma busca nos céus para encontrar Cristo e trazê-lo aqui embaixo para que ele o ajude”; 7ou “Você não precisa descer os abismos” (a fim de fazer Cristo subir dentre os mortos). 8Mas o que diz a justiça? A palavra — aquela que pregamos — já é de fácil acesso a cada um de nós; de fato, ela está em sua boca e em seu coração, isto é, a palavra da fé que estamos anunciando: 9Pois, se você confessar com seus próprios lábios que Jesus Cristo é o seu Senhor, crendo do fundo do coração que Deus o levantou dentre os mortos, você será salvo. 10Porque é crendo de coração que um homem se torna reto para com Deus;#10.10 Ou “crê para a justiça”. e com a boca é que se confessa a sua salvação. 11As Escrituras nos dizem: “Todo aquele que crê em Deus jamais será decepcionado”. 12Não há diferença entre judeus e gentios, pois todos eles têm o mesmo Senhor, aquele que dá generosamente de suas riquezas a todos quantos lhe pedem.#10.12 Ou “o invocam”. 13Porque todo aquele que chamar#10.13 Ou “invocar”. pelo nome do Senhor será salvo.
14Como, porém, eles pedirão a ele que os salve, se não crerem nele? E como podem crer nele, se nunca ouviram falar dele? E como podem ouvir acerca dele, sem que alguém fale#10.14 Ou “pregue”. a eles? 15E como é que irão falar, sem que sejam enviados? É sobre isso que as Escrituras falam, quando afirmam: “Como são bonitos os pés daqueles que pregam o evangelho da paz com Deus, e trazem notícias alegres de coisas boas”.#10.15 Is 52.7. Em outras palavras, como são bem-vindos aqueles que vêm anunciando o evangelho!
16Entretanto, nem todos que ouvem o evangelho o aceitam, pois o profeta Isaías disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem?”#10.16 Is 53.1 17Assim é que a fé vem pelo ouvir o evangelho a respeito de Cristo. 18Mas eu pergunto: Será que eles não ouviram a palavra de Deus? É claro que ouviram! Como dizem as Escrituras:
“A sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras até os confins do mundo”.#10.18 Sl 19.4.
19Eu pergunto outra vez: Será que o povo de Israel não entendeu que Deus daria a sua salvação para outros se eles se recusassem a recebê-la? Sim, pois Moisés já disse:
“Vou fazer o mesmo com Israel: vou provocar ciúmes nele! Vou dedicar afeição a um povo que não é meu; provocarei sua ira por meio de uma nação insensata”.#10.19 Dt 32.21.
20E mais tarde Isaías afirmou ousadamente:
“Povos que antes nunca se interessaram por mim, agora estão me procurando. Nações que nunca haviam me procurado, agora estão me encontrando”.#10.20 Is 65.1.
21Mas a respeito de Israel, ele disse:
“Mas o meu povo fugiu de mim enquanto eu, dia após dia, estendia minhas mãos para recebê-lo, um povo que preferiu seguir seus caminhos errados, fazendo a sua própria vontade”.#10.21 Is 65.2.

Currently Selected:

Romanos 10: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy