YouVersion Logo
Search Icon

Provérbios 25

25
1Estes são outros provérbios de Salomão; eles foram copiados pelos secretários do rei Ezequias, rei de Judá.
2Os mistérios que Deus não revelou ao homem mostram a sua glória, mas a glória dos reis está em descobri-los.
3Ninguém consegue medir a altura do céu e o tamanho da terra; do mesmo modo, ninguém sabe o que se passa no coração de um rei.
4Após retirar a terra da prata e dos metais que aparecem junto com ela, o ourives tem um metal precioso para fazer um belo vaso.
5Tire os ajudantes desonestos e mal-intencionados da presença do rei, e a justiça firmará o seu trono.
6Nunca pense em si mesmo como uma pessoa muito importante nem procure um lugar de honra junto ao rei.
7É melhor receber um convite do rei para ter um lugar de honra do que ter de sair de seu lugar e ser humilhado diante de outra autoridade!
8Não seja apressado, querendo julgar um caso que você não conhece direito. Que acontecerá quando seu próximo provar que você está errado?
9Por isso, trate do caso pessoalmente com o seu próximo e não revele o segredo a outra pessoa,
10caso contrário você corre o risco de ser chamado de mentiroso e ficar marcado para o resto da vida; você jamais perderá sua má reputação.
11Um bom conselho, dado na hora certa, é como uma bandeja de prata coberta de maçãs de ouro.
12A repreensão dada com sabedoria é como um brinco de ouro ou uma joia de ouro puro para quem se dispõe a ouvir a repreensão.
13Como o frescor da neve num dia de verão é o mensageiro de confiança para aqueles que o enviam; ele reanima o espírito dos seus senhores.
14Um homem que vive contando vantagens sobre boas ações que nunca pratica#25.14 Ou “presentes que não deu”. é como uma nuvem que passa sobre o deserto e não deixa cair uma gota de chuva.
15Seja paciente e você persuadirá o príncipe; fale sempre com delicadeza, pois assim você pode vencer todas as dificuldades.
16Você gosta de mel? Coma um pouco de cada vez, para que não fique enjoado e acabe vomitando.
17Não exagere nas visitas a seu vizinho para que ele não se canse de você e acabe ficando com raiva de você.
18Contar mentiras sobre outra pessoa#25.18 Ou “dar falso testemunho”. faz tanto mal quanto bater-lhe com um porrete, com uma espada ou uma flecha bem aguda.
19Confiar num homem que não merece confiança#25.19 Ou “hipócrita”. na hora da dificuldade é como mastigar com dor de dente e apostar corrida com o pé quebrado.
20Cantar canções alegres para uma pessoa triste é como tirar o casaco num dia muito frio ou jogar vinagre numa ferida aberta.
21Se o seu inimigo estiver com fome, dê-lhe algo para comer; se ele estiver com sede, dê-lhe de beber.
22Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele,#25.22 Em outras palavras, “ele vai sentir-se envergonhado pelo que fez a você”. e o Senhor dará a você a recompensa.
23Como o vento norte traz a chuva, assim uma resposta atrevida#25.23 Ou “fingida” ou ainda “os mexericos”. sempre deixa uma pessoa com raiva.
24É melhor morar sozinho no canto sob o telhado#25.24 Ou “num canto do eirado”. do que numa bela casa com uma mulher briguenta e implicante.
25Boas notícias chegadas de um país distante são bem-vindas como um copo de água fresca para uma garganta sedenta.
26O homem justo que concorda em fazer maldades junto com o perverso é como uma fonte poluída ou um poço cheio de lama.
27Comer muito mel faz mal ao corpo; esforçar-se para mostrar aos outros como somos importantes faz mal ao nosso espírito.
28Um homem que não sabe controlar as suas emoções e vontades é como a cidade com seus muros derrubados.

Currently Selected:

Provérbios 25: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy