YouVersion Logo
Search Icon

Números 13

13
1E o Senhor disse a Moisés: 2“Envie alguns espiões para a terra de Canaã, terra que estou dando aos israelitas. Você deve enviar um líder de cada tribo dos seus antepassados”. 3Moisés fez conforme a ordem do Senhor e os enviou do deserto de Parã. Todos eram líderes das tribos do povo de Israel. 4São estes os seus nomes:
Samua, filho de Zacur, da tribo de Rúben;
5Safete, filho de Hori, da tribo de Simeão;
6Calebe, filho de Jefoné, da tribo de Judá;
7Jigeal,#13.7 Ou “Igal”. filho de José, da tribo de Issacar;
8Oseias, filho de Num, da tribo de Efraim;
9Palti, filho de Rafu, da tribo de Benjamim;
10Gadiel, filho de Sodi, da tribo de Zebulom;
11Gadi, filho de Susi, da tribo de José, isto é, da tribo de Manassés;
12Amiel, filho de Gemali, da tribo de Dã;
13Setur, filho de Micael, da tribo de Aser;
14Nabi, filho de Vofsi, da tribo de Naftali; e
15Güel, filho de Maqui, da tribo de Gade.
16São esses os nomes dos homens que Moisés enviou para espionar#13.16 Ou “em missão de reconhecimento”. a terra. Foi nessa época que Moisés mudou o nome de Oseias, filho de Num, para Josué.
17Moisés enviou os espiões para a terra de Canaã com as seguintes instruções: “Vão para o norte até o Neguebe e atravessem as montanhas, 18voltando com informações sobre a terra. Vejam também como é o povo que mora lá, se é forte ou fraco, se são muitos ou poucos; 19Vejam também se a terra em que habitam é fértil ou não; se as cidades em que vivem são acampamentos ou se são fortificadas; 20se a terra é rica ou pobre e se existem muitas árvores ou não. Sejam corajosos e tragam alguns frutos da terra. Era a época da colheita das uvas.
21Eles subiram e observaram a terra desde o deserto de Zim até Reobe, que fica próximo de Hamate. 22A caminho do norte, passaram pelo Neguebe e chegaram a Hebrom, onde viviam as famílias de Aimã, Sesai e Talmai, descendentes de Enaque. A propósito, Hebrom era muito antiga e foi fundada sete anos antes de Zoã, no Egito. 23Depois chegaram até o vale de Escol,#13.23 Escol significa cacho. onde apanharam um cacho de uvas tão grande que foram necessários dois homens para carregá-lo, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos. 24Esse lugar foi chamado de vale de Escol, por causa do cacho de uvas que os israelitas cortaram ali. 25Ao fim de quarenta dias, voltaram de espionar#13.25 Ou “voltaram da missão de reconhecimento”. a terra, 26e fizeram um relatório a Moisés, a Arão e a todo o povo de Israel que estava no deserto de Parã, em Cades, e mostraram os frutos da terra. 27Este foi o relatório que fizeram a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, e é de fato um lugar maravilhoso, uma terra que produz muito leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. 28Mas o povo de lá é poderoso e as cidades são muito grandes e fortificadas. Também vimos lá os descendentes de Enaque.#13.28 Ou “os gigantes descendentes de Enaque”. 29Os amalequitas vivem no sul, na terra do Neguebe; enquanto os heteus, os jebuseus e os amorreus vivem na zona montanhosa, e os cananeus moram no litoral e no vale do rio Jordão”.
30Mas Calebe pediu ao povo que estava ali diante de Moisés que se calasse, e disse: “Vamos partir e tomar a terra, porque é certo que vamos conquistá-la!”
31Mas os outros espiões que tinham ido com ele disseram: “Não podemos lutar contra o povo da terra, porque é mais forte do que nós!” 32E espalharam notícias negativas entre os israelitas acerca daquela terra. Eles disseram: “A terra que acabamos de ver não produz o suficiente nem para alimentar os próprios moradores. Lá todos os homens são de grande estatura. 33Vimos também alguns da família de Enaque, que são descendentes de uma antiga raça de gigantes. Perto deles nos sentíamos como gafanhotos; e, para eles, de fato éramos gafanhotos”.

Currently Selected:

Números 13: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy