YouVersion Logo
Search Icon

Levítico 9

9
1Ao oitavo dia da cerimônia de consagração, Moisés convocou Arão, os filhos dele e as autoridades#9.1 Ou “anciãos” ou “líderes”. de Israel. 2E disse a Arão: “Traga um bezerro para a oferta pelo pecado e um carneiro para a oferta queimada,#9.2 Ou “holocausto”. ambos sem defeito, e apresente-os ao Senhor. 3E diga aos israelitas: Escolham um bode para a oferta pelo pecado; um bezerro e um cordeiro, ambos de um ano de idade e sem defeito, para a oferta queimada;#9.3 Ou “holocausto”. 4um boi#9.4 Em hebraico a palavra pode significar boi ou vaca. e um carneiro para a oferta de gratidão,#9.4 Ou “oferta de comunhão” ou “pacífica”. em sacrifício realizado diante do Senhor; ou ainda uma oferta de cereais, preparada com azeite; porque hoje o Senhor aparecerá a vocês”.
5Assim trouxeram todas estas coisas à entrada do Tabernáculo, como Moisés tinha ordenado, e a comunidade inteira colocou-se diante do Senhor. 6Disse Moisés a todos: “Sigam as ordens do Senhor, e a sua glória aparecerá a vocês”.
7Então Moisés disse a Arão: “Venha até o altar e ofereça a sua oferta pelo pecado e a sua oferta queimada,#9.7 Ou “holocausto”. para Deus perdoar os seus próprios pecados,#9.7 Ou “faça propiciação”. e depois as ofertas pelo povo,#9.7 Uma versão antiga traz: “e os da sua família”. conforme o Senhor havia mandado”.
8Arão foi até o altar e matou o bezerro em sacrifício pelos seus próprios pecados. 9Os filhos de Arão levaram-lhe o sangue, e ele molhou o dedo no sangue e o pôs nas pontas do altar. Depois derramou o restante do sangue na base do altar. 10Então ele queimou no altar a gordura, os rins e o lóbulo do fígado da oferta pelo pecado, conforme o Senhor havia ordenado a Moisés. 11Depois disso, ele queimou a carne e o couro fora do acampamento.
12Feito tudo isso, Arão matou o animal da oferta queimada.#9.12 Ou “holocausto” ou “oferta completamente queimada”. Os seus filhos levaram-lhe o sangue, que ele borrifou em todos os lados do altar. 13Também entregaram a Arão o animal cortado em pedaços. Entregaram-lhe pedaço por pedaço, inclusive a cabeça, e ele queimou todas as partes no altar. 14Depois ele lavou as vísceras e as pernas do animal, oferecendo-as como oferta queimada#9.14 Ou “holocausto”. no altar.
15Em seguida fez o sacrifício da oferta pelo povo. Matou o bode da oferta pelo pecado do povo, e o ofereceu como sacrifício pelo pecado, como fizera com a oferta pelo seu próprio pecado.
16Assim Arão apresentou a oferta queimada ao Senhor, de acordo com as instruções rituais. 17Então chegou a vez da oferta de cereais. Arão pegou um punhado dela e a queimou no altar, além da oferta queimada, apresentada costumeiramente pela manhã.
18Depois ele matou o boi e o carneiro como sacrifício da oferta de paz pelo povo. Seus filhos trouxeram-lhe o sangue, e ele borrifou o sangue por todo o altar. 19Tomaram também as porções de gordura do boi e do carneiro, a cauda, a gordura que cobre as vísceras, os rins e o lóbulo do fígado, 20e colocaram sobre o peito dos animais; e Arão queimou tudo no altar. 21Em seguida, Arão moveu o peito e a coxa direita ao Senhor, com os movimentos e gestos de apresentação apropriados, como Moisés havia ordenado. 22Depois Arão levantou as mãos em direção ao povo e o abençoou. E, tendo oferecido o sacrifício pelo pecado, a oferta queimada#9.22 Ou “holocausto”. e a oferta de gratidão,#9.22 Ou “oferta pacífica” ou “oferta de comunhão”. desceu da plataforma do altar.
23Assim Moisés e Arão entraram juntos no Tabernáculo e, quando saíram, abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a toda a comunidade de Israel. 24Então saiu fogo da presença do Senhor e consumiu a oferta queimada#9.24 Ou “holocausto”. e as porções de gordura sobre o altar. Quando o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se com o rosto no chão.

Currently Selected:

Levítico 9: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy