YouVersion Logo
Search Icon

João 20

20
1No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, enquanto ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e encontrou a pedra rolada para um lado da entrada.
2Ela correu e achou a Simão Pedro e o outro discípulo, aquele a quem Jesus amava,#20.2 Isto é, João. dizendo: “Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!”
3Pedro e o outro discípulo correram ao sepulcro para ver; 4os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido e passou à frente de Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5Ele abaixou-se, olhou para dentro e viu as faixas de linho ali; mas não entrou. 6Então Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu as faixas de linho ali, 7e o pedaço de pano que cobria a cabeça de Jesus estava enrolado e posto de lado. 8Foi quando o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou, viu e creu! 9Porque até então eles não haviam percebido que as Escrituras diziam que era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos!
10Os discípulos voltaram para casa, 11e Maria tinha voltado ao sepulcro e estava do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro do sepulcro, 12e viu dois anjos vestidos de branco, sentados na cabeça e nos pés do lugar em que o corpo de Jesus tinha estado.
13“Mulher, por que você está chorando?”, perguntaram os anjos.
“Porque levaram o meu Senhor embora”, respondeu ela, “e eu não sei onde o colocaram”. 14Depois de dizer isso, ela virou e viu Jesus ali em pé; porém, não o reconheceu!
15“Mulher, por que você está chorando?”, perguntou ele. “A quem está procurando?”
(Ela pensava que era o guarda do jardim.) “Senhor”, disse ela, “se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, que eu vou buscar o corpo”.
16“Maria!”, disse Jesus.
Ela voltou-se para ele e exclamou em aramaico: “Rabôni” (que quer dizer “Mestre!”).
17“Não me toque”, disse Jesus, “porque eu ainda não subi ao Pai. Mas vá procurar os meus irmãos e diga-lhes: Eu vou subir para o meu Pai e Pai de vocês, para o meu Deus e Deus de vocês”.
18Maria Madalena foi ao encontro dos discípulos e disse: “Eu vi o Senhor!” Então deu a eles o seu recado.
19Naquela tarde os discípulos estavam reunidos com as portas trancadas, com medo dos líderes judaicos, quando, de repente, Jesus apareceu no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” 20Em seguida mostrou a eles as suas mãos e o seu lado. Que alegria maravilhosa sentiram quando viram o seu Senhor!
21Ele falou-lhes novamente: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os estou enviando”. 22Depois Jesus assoprou neles e disse: “Recebam o Espírito Santo. 23Se vocês perdoarem os pecados de alguém, eles estarão perdoados. Se vocês se recusarem a perdoar, eles ficarão sem perdão”.
24Um dos Doze, Tomé, chamado Dídimo (ou “Gêmeo”), naquela ocasião não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. 25Quando eles contaram a ele: “Nós vimos o Senhor”, ele respondeu: “Eu não acreditarei nisso, se não vir as marcas dos cravos nas suas mãos e não puser os meus dedos na marca no seu lado”.
26Oito dias depois os discípulos estavam juntos novamente, e desta vez Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; porém, de repente, como da outra vez, Jesus veio e ficou de pé entre eles e disse: “Paz seja com vocês!” 27Então Jesus disse a Tomé: “Ponha o seu dedo aqui nas minhas mãos. Estenda a sua mão aqui no meu lado. Pare de duvidar e creia!”
28“Meu Senhor e meu Deus!”, disse Tomé.
29Então Jesus lhe disse: “Você creu porque me viu. Felizes são aqueles que não me viram e mesmo assim creram”.
30Os discípulos de Jesus o viram fazer muitos outros sinais miraculosos além dos que são mencionados neste livro, 31mas estes estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo,#20.31 Ou “o Messias”. o Filho de Deus, e crendo nele tenham vida em seu nome.

Currently Selected:

João 20: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy