YouVersion Logo
Search Icon

Deuteronômio 22

22
1“Se você vir o boi ou a ovelha de um israelita fugir do dono,#22.1 Ou “se extraviar”. não finja que não o viu! Leve o animal de volta ao seu dono. 2Se o seu dono não mora perto de você ou se você não o conhece, recolha o animal em sua propriedade e cuide dele até que o dono apareça e você possa devolver o animal. 3Aplique a mesma regra ao jumento, à capa e a qualquer coisa perdida que você achar. Cuide do que achou para depois devolver ao dono.
4“Quando você vir o jumento ou o boi de um israelita caído no caminho, não ignore o fato. Ajude o homem a pôr o animal em pé.
5“A mulher não deverá usar roupa de homem, e o homem não deverá usar roupa de mulher, pois o Senhor, o seu Deus, não tolera esse tipo de abominação.
6“Se você achar um ninho de aves com filhotes ou ovos no chão ou numa árvore, e a mãe estiver sobre os filhotes ou os ovos, não pegue a mãe com os filhotes. 7Deixe que a mãe vá embora; então você poderá pegar os filhotes, a fim de que tudo corra bem para você e você tenha vida longa.
8“Toda casa nova deve ser guarnecida com um parapeito em torno do terraço para evitar que alguém caia de lá. Assim você não será culpado se alguém cair de lá.
9“Não semeie na plantação de uvas outras espécies de sementes. Se fizer isso, tanto as uvas como as colheitas serão confiscadas pelos sacerdotes.#22.9 Ou “para que não se contaminem”.
10“Não are a terra usando um boi e um jumento sob o mesmo jugo.
11“Não use roupa feita de mistura de tecidos, como a lã e o linho.
12“Costure franjas nos quatro cantos do manto que você usa para cobrir o corpo.
13“Se um homem casar com uma jovem e, depois de ter tido relações com ela, rejeitála 14e difamá-la, dizendo: ‘Casei-me com esta moça, mas descobri que ela não era virgem’, 15o pai e a mãe da moça apresentarão aos juízes na entrada da cidade a prova da virgindade da filha. 16O pai da moça dirá aos oficiais: ‘Dei a minha filha em casamento a este homem, mas agora ele a está rejeitando. 17Ele também a difamou e disse: Descobri que a sua filha não era virgem. Entretanto, aqui está a prova da virgindade da minha filha’. Então os pais estenderão a roupa dela diante dos oficiais da cidade, 18e eles castigarão aquele homem. 19Imporão uma pesada multa de cem peças de prata. O dinheiro da multa será dado ao pai da moça, pois aquele homem acusou falsamente uma virgem de Israel. E ele não poderá obter o divórcio#22.19 Ou “mandá-la embora”. enquanto viver.
20“Se, porém, for verdade a acusação de que não era virgem quando casou,#22.20 Ou “não se provar a virgindade da moça”. 21então ela será levada à porta da casa do seu pai, e ali os homens da sua cidade a apedrejarão até que ela morra. Ela manchou Israel, agindo como prostituta enquanto morava na casa de seu pai. Assim o mal será eliminado do meio de vocês.
22“Se um homem e uma mulher casada forem apanhados em adultério, os dois terão de morrer. E assim o mal será eliminado do meio de vocês.
23“Se um homem encontrar numa cidade uma moça ainda virgem, prometida em casamento a um outro homem, e tiver relações com a moça, 24levem os dois à entrada daquela cidade e apedrejem-nos até morrerem: a moça, porque não gritou por socorro, estando na cidade, e o homem porque violou a virgindade#22.24 Ou “desonrou a mulher”. da mulher prometida a outro homem. Assim o mal será eliminado do meio de vocês.
25“Mas, se um homem encontrar no campo uma moça prometida em casamento a um outro homem e tiver relações com ela, somente o homem morrerá. 26Não façam nada à moça; ela não é culpada de morte. O homem atacou a jovem como um homicida ataca e mata o seu próximo, 27pois ele a encontrou no campo, e a moça gritou, mas não havia ninguém por perto que pudesse ir em socorro dela.
28“Se um homem seduzir uma jovem virgem, sem compromisso de casamento, e for apanhado no ato, 29ele pagará uma multa de cinquenta peças de prata ao pai da moça e terá que se casar com a moça, pois a humilhou.#22.29 Ou “pois a violentou”. Nunca poderá obter o divórcio.
30“Que nenhum homem tenha relações com a mulher de seu pai,#22.30 Ou “madrasta”. pois isso desonraria a cama de seu pai.

Currently Selected:

Deuteronômio 22: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy