YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 12

12
Sacrifício vivo para Deus
1Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo.#12.1 Ou Essa é sua adoração espiritual, ou Esse é seu culto racional. 2Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.
3Com base na graça que recebi, dou a cada um de vocês a seguinte advertência: não se considerem melhores do que realmente são. Antes, sejam honestos em sua autoavaliação, medindo-se de acordo com a fé que Deus nos deu.#12.3 Ou a fé que Deus lhes deu, ou a medida de nossa fé dada por Deus. 4Da mesma forma que nosso corpo tem vários membros e cada membro, uma função específica, 5assim é também com o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros.
6Deus, em sua graça, nos concedeu diferentes dons. Portanto, se você tiver a capacidade de profetizar, faça-o de acordo com a proporção de fé que recebeu. 7Se tiver o dom de servir, sirva com dedicação. Se for mestre, ensine bem. 8Se seu dom consistir em encorajar pessoas, encoraje-as. Se for o dom de contribuir, dê com generosidade. Se for o de exercer liderança, lidere de forma responsável. E, se for o de demonstrar misericórdia, pratique-o com alegria.
9Amem as pessoas sem fingimento. Odeiem tudo que é mau. Apeguem-se firmemente ao que é bom. 10Amem-se com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros. 11Jamais sejam preguiçosos, mas trabalhem com dedicação e sirvam ao Senhor com entusiasmo.#12.11 Ou mas sirvam ao Senhor com espírito zeloso, ou mas deixem que o Espírito os anime ao servirem ao Senhor. 12Alegrem-se em nossa esperança. Sejam pacientes nas dificuldades e não parem de orar. 13Quando membros do povo santo passarem por necessidade, ajudem com prontidão. Estejam sempre dispostos a praticar a hospitalidade.
14Abençoem aqueles que os perseguem. Não os amaldiçoem, mas orem para que Deus os abençoe. 15Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. 16Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas tenham amizade com gente de condição humilde. E não pensem que sabem tudo.
17Nunca paguem o mal com o mal. Pensem sempre em fazer o que é melhor aos olhos de todos. 18No que depender de vocês, vivam em paz com todos.
19Amados, nunca se vinguem; deixem que a ira de Deus se encarregue disso, pois assim dizem as Escrituras:
“A vingança cabe a mim,
eu lhes darei o troco,
diz o Senhor”.#12.19 Dt 32.35.
20Pelo contrário:
“Se seu inimigo estiver com fome, dê-lhe de comer;
se estiver com sede, dê-lhe de beber.
Ao fazer isso, amontoará
brasas vivas sobre a cabeça dele”.#12.20 Pv 25.21-22.
21Não deixem que o mal os vença, mas vençam o mal praticando o bem.

Currently Selected:

Romanos 12: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy