YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 10

10
1Irmãos, o desejo de meu coração e minha oração a Deus é que o povo de Israel seja salvo. 2Sei da dedicação deles por Deus, mas é entusiasmo sem entendimento. 3Pois, não entendendo a maneira como Deus declara as pessoas justas diante dele, apegam-se a seu próprio modo de se tornar justos tentando seguir a lei, e recusam a maneira de Deus. 4Pois Cristo é o propósito para o qual a lei foi dada.#10.4 Ou Cristo é o fim da lei. Como resultado, todo o que nele crê é declarado justo.
A salvação é para todos
5Moisés escreve que o modo pelo qual a lei torna alguém justo exige obediência a todos os seus mandamentos.#10.5 Ver Lv 18.5. 6Mas o modo pelo qual a fé torna alguém justo diz: “Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu?’ (para trazer Cristo para a terra). 7E não diga: ‘Quem descerá ao lugar dos mortos?’ (para trazer Cristo de volta à vida)”. 8Na verdade, diz:
“A mensagem está bem perto;
está em seus lábios e em seu coração”.#10.6-8 Dt 30.12-14.
E essa mensagem é a mesma que anunciamos a respeito da fé: 9se você declarar com sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. 10Pois é crendo de coração que você é declarado justo, e é declarando com a boca que você é salvo. 11Como dizem as Escrituras: “Quem confiar nele jamais será envergonhado”.#10.11 Is 28.16, conforme a Septuaginta. 12Nesse sentido, não há diferença entre judeus e gentios,#10.12 Em grego, e gregos. uma vez que ambos têm o mesmo Senhor, que abençoa generosamente todos que o invocam. 13Pois “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.#10.13 Jl 2.32.
14Mas como poderão invocá-lo se não crerem nele? E como crerão nele se jamais tiverem ouvido a seu respeito? E como ouvirão a seu respeito se ninguém lhes falar? 15E como alguém falará se não for enviado? Por isso as Escrituras dizem: “Como são belos os pés dos mensageiros que trazem boas-novas!”.#10.15 Is 52.7.
16Nem todos, porém, aceitam as boas-novas, pois o profeta Isaías disse: “Senhor, quem creu em nossa mensagem?”.#10.16 Is 53.1. 17Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo. 18Mas eu pergunto: o povo de Israel ouviu, de fato, a mensagem? Sim, eles ouviram:
“Sua mensagem chegou a toda a terra,
e suas palavras alcançaram os confins do mundo”.#10.18 Sl 19.4.
19Volto a perguntar: será que o povo de Israel entendeu? Sim, eles entenderam, pois, já no tempo de Moisés, Deus disse:
“Provocarei seu ciúme por meio de um povo
que nem sequer é nação.
Provocarei sua ira por meio
de gentios insensatos”.#10.19 Dt 32.21.
20E, mais tarde, Isaías se pronunciou com ousadia:
“Fui encontrado por aqueles
que não me procuravam.
Revelei-me àqueles que
não perguntavam por mim”.#10.20 Is 65.1, conforme a Septuaginta.
21A respeito de Israel, porém, diz:
“O dia todo abri meus braços para eles,
mas foram desobedientes e rebeldes”.#10.21 Is 65.2, conforme a Septuaginta.

Currently Selected:

Romanos 10: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy