YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 8

8
Jesus cura um leproso
1Quando Jesus desceu a encosta do monte, grandes multidões o seguiram. 2Um leproso aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: “Senhor, se quiser, pode me curar e me deixar limpo”.
3Jesus estendeu a mão e tocou nele. “Eu quero”, respondeu. “Seja curado e fique limpo!” No mesmo instante, o homem foi curado da lepra. 4Então Jesus disse ao homem: “Não conte isso a ninguém. Vá e apresente-se ao sacerdote para que ele o examine. Leve a oferta que a lei de Moisés exige.#8.4 Ver Lv 14.2-32. Isso servirá como testemunho”.
Um oficial romano demonstra fé
5Quando Jesus chegou a Cafarnaum, um oficial romano#8.5 Em grego, centurião; também em 8.8,13. se aproximou dele e suplicou: 6“Senhor, meu jovem servo#8.6 Ou filho; também em 8.13. está de cama, paralisado e com dores terríveis”.
7Jesus disse: “Vou até lá para curá-lo”.
8O oficial, porém, respondeu: “Senhor, não mereço que entre em minha casa. Basta uma ordem sua, e meu servo será curado. 9Sei disso porque estou sob a autoridade de meus superiores e tenho autoridade sobre meus soldados. Só preciso dizer ‘Vão’, e eles vão, ou ‘Venham’, e eles vêm. E, se digo a meus escravos: ‘Façam isto’, eles o fazem”.
10Quando Jesus ouviu isso, ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Eu lhes digo a verdade: jamais vi fé como esta em Israel! 11E também lhes digo: muitos virão de toda parte, do leste e do oeste, e se sentarão com Abraão, Isaque e Jacó no banquete do reino dos céus. 12Mas muitos para os quais o reino foi preparado serão lançados fora, na escuridão, onde haverá choro e ranger de dentes”.
13Então Jesus disse ao oficial romano: “Volte para casa. Tal como você creu, assim acontecerá”. E o jovem servo foi curado na mesma hora.
Jesus cura muitas pessoas
14Quando Jesus chegou à casa de Pedro, viu que a sogra dele estava de cama, com febre. 15Jesus tocou em sua mão e a febre a deixou. Então ela se levantou e passou a servi-lo.
16Ao entardecer, trouxeram a Jesus muita gente possuída por demônios. Ele expulsou esses espíritos impuros com uma simples ordem e curou todos os enfermos. 17Cumpriu-se, desse modo, o que foi dito pelo profeta Isaías:
“Levou sobre si nossas enfermidades
e removeu nossas doenças”.#8.17 Is 53.4.
O preço de seguir Jesus
18Quando Jesus viu a grande multidão ao seu redor, ordenou que atravessassem para o outro lado do mar.
19Então um dos mestres da lei lhe disse: “Mestre, eu o seguirei aonde quer que vá”.
20Jesus respondeu: “As raposas têm tocas onde morar e as aves têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem sequer um lugar para recostar a cabeça”.
21Outro discípulo disse: “Senhor, deixe-me primeiro sepultar meu pai”.
22Jesus respondeu: “Siga-me agora. Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos”.
Jesus acalma a tempestade
23Em seguida, Jesus entrou no barco, e seus discípulos o acompanharam. 24De repente, veio sobre o mar uma tempestade violenta, com ondas que cobriam o barco. Jesus, no entanto, dormia. 25Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salve-nos! Vamos morrer!”.
26“Por que vocês estão com medo?”, perguntou ele. “Como é pequena a sua fé!” Então levantou-se, repreendeu o vento e o mar, e houve grande calmaria.
27Os discípulos ficaram admirados. “Quem é este homem?”, diziam eles. “Até os ventos e o mar lhe obedecem!”
Jesus exerce autoridade sobre demônios
28Quando Jesus chegou ao outro lado do mar, à região dos gadarenos,#8.28 Alguns manuscritos trazem gerasenos; outros, gergesenos. Comparar com Mc 5.1; Lc 8.26. dois homens possuídos por demônios saíram do cemitério e foram ao seu encontro. Eram tão violentos que ninguém podia passar por ali.
29Eles começaram a gritar: “Por que vem nos importunar, Filho de Deus? Veio aqui para nos atormentar antes do tempo determinado?”.
30A certa distância deles, havia uma grande manada de porcos pastando. 31Então os demônios suplicaram: “Se vai nos expulsar, mande-nos entrar naquela manada de porcos”.
32“Vão!”, ordenou Jesus. Os demônios saíram dos homens e entraram nos porcos, e toda a manada se atirou pela encosta íngreme do monte para dentro do mar e se afogou.
33Os que cuidavam dos porcos fugiram para uma cidade próxima e contaram a todos o que havia ocorrido com os homens possuídos por demônios. 34Os habitantes da cidade saíram ao encontro de Jesus e suplicaram que ele fosse embora da região.

Currently Selected:

Mateus 8: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy