YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 25

25
A parábola das dez virgens
1“Então o reino dos céus será como as dez virgens que pegaram suas lamparinas e saíram para encontrar-se com o noivo. 2Cinco delas eram insensatas, e cinco, prudentes. 3As cinco insensatas não levaram óleo suficiente para as lamparinas, 4mas as outras cinco tiveram o bom senso de levar óleo de reserva. 5Como o noivo demorou a chegar, todas ficaram sonolentas e adormeceram.
6“À meia-noite, foram acordadas pelo grito: ‘Vejam, o noivo está chegando! Saiam para recebê-lo!’.
7“Todas as virgens se levantaram e prepararam suas lamparinas. 8Então as cinco insensatas pediram às outras: ‘Por favor, deem-nos um pouco de óleo, pois nossas lamparinas estão se apagando’.
9“As outras, porém, responderam: ‘Não temos o suficiente para todas. Vão e comprem óleo para vocês’.
10“Quando estavam fora comprando óleo, o noivo chegou. Então as cinco que estavam preparadas entraram com ele no banquete de casamento, e a porta foi trancada. 11Mais tarde, quando as outras cinco voltaram, ficaram do lado de fora, chamando: ‘Senhor! Senhor! Abra-nos a porta!’.
12“Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço’.
13“Portanto, vigiem, pois não sabem o dia nem a hora da volta.”
A parábola dos três servos
14“O reino dos céus também pode ser ilustrado com a história de um homem que estava para fazer uma longa viagem. Ele reuniu seus servos e lhes confiou seu dinheiro, 15dividindo-o de forma proporcional à capacidade deles: ao primeiro entregou cinco talentos;#25.15 O talento era uma medida de peso (de ouro ou prata) equivalente a 35 quilos. ao segundo, dois talentos; e ao último, um talento. Então foi viajar.
16“O servo que recebeu cinco talentos começou a investir o dinheiro e ganhou outros cinco. 17O servo que recebeu dois talentos também se pôs a trabalhar e ganhou outros dois. 18Mas o servo que recebeu um talento cavou um buraco no chão e ali escondeu o dinheiro de seu senhor.
19“Depois de muito tempo, o senhor voltou de viagem e os chamou para prestarem contas de como haviam usado o dinheiro. 20O servo ao qual ele havia confiado cinco talentos se apresentou com mais cinco: ‘O senhor me deu cinco talentos para investir, e eu ganhei mais cinco’.
21“O senhor disse: ‘Muito bem, meu servo bom e fiel. Você foi fiel na administração dessa quantia pequena, e agora lhe darei muitas outras responsabilidades. Venha celebrar comigo’.#25.21 Em grego, Entre na alegria do seu senhor; também em 25.23.
22“O servo que havia recebido dois talentos se apresentou e disse: ‘O senhor me deu dois talentos para investir, e eu ganhei mais dois’.
23“O senhor disse: ‘Muito bem, meu servo bom e fiel. Você foi fiel na administração dessa quantia pequena, e agora lhe darei muitas outras responsabilidades. Venha celebrar comigo’.
24“Por último, o servo que havia recebido um talento veio e disse: ‘Eu sabia que o senhor é homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não semeou. 25Tive medo de perder seu dinheiro, por isso o escondi na terra. Aqui está ele’.
26“O senhor, porém, respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Se você sabia que eu colho onde não plantei e ajunto onde não semeei, 27por que não depositou meu dinheiro? Pelo menos eu teria recebido os juros.
28“Em seguida, ordenou: ‘Tirem o dinheiro deste servo e deem ao que tem os dez talentos. 29Pois ao que tem, mais lhe será dado, e terá em grande quantia; mas do que nada tem, mesmo o que não tem lhe será tomado. 30Agora lancem este servo inútil para fora, na escuridão, onde haverá choro e ranger de dentes’.”
O juízo final
31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se sentará em seu trono glorioso. 32Todas as nações#25.32 Ou Todos os povos. serão reunidas em sua presença, e ele separará as pessoas como um pastor separa as ovelhas dos bodes. 33Colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
34“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, vocês que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o reino que ele lhes preparou desde a criação do mundo. 35Pois tive fome e vocês me deram de comer. Tive sede e me deram de beber. Era estrangeiro e me convidaram para a sua casa. 36Estava nu e me vestiram. Estava doente e cuidaram de mim. Estava na prisão e me visitaram’.
37“Então os justos responderão: ‘Senhor, quando foi que o vimos faminto e lhe demos de comer? Ou sedento e lhe demos de beber? 38Ou como estrangeiro e o convidamos para a nossa casa? Ou nu e o vestimos? 39Quando foi que o vimos doente ou na prisão e o visitamos?’.
40“E o Rei dirá: ‘Eu lhes digo a verdade: quando fizeram isso ao menor destes meus irmãos, foi a mim que o fizeram’.
41“Em seguida, o Rei se voltará para os que estiverem à sua esquerda e dirá: ‘Fora daqui, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. 42Pois tive fome, e vocês não me deram de comer. Tive sede, e não me deram de beber. 43Era estrangeiro, e não me convidaram para a sua casa. Estava nu, e não me vestiram. Estava doente e na prisão, e não me visitaram’.
44“Então eles dirão: ‘Senhor, quando o vimos faminto, sedento, como estrangeiro, nu, doente ou na prisão, e não o ajudamos?’.
45“Ele responderá: ‘Eu lhes digo a verdade: quando se recusaram a ajudar o menor destes meus irmãos e irmãs, foi a mim que se recusaram a ajudar’.
46“E estes irão para o castigo eterno, mas os justos irão para a vida eterna”.

Currently Selected:

Mateus 25: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy