YouVersion Logo
Search Icon

Rute 4

4
Boaz casa com Rute
1Boaz foi até o portão da cidade e sentou-se ali. Eis que o resgatador de que Boaz havia falado#Rt 3.12 ia passando. Então ele o chamou:
— Ó fulano, chegue até aqui e sente-se.
Ele foi e se sentou. 2Então Boaz chamou dez homens dos anciãos da cidade e disse:
— Sentem-se aqui.
E eles se sentaram. 3Boaz disse ao resgatador:
— Noemi, que voltou da terra dos moabitas, pôs à venda aquele pedaço de terra que foi de nosso parente Elimeleque.#Lv 25.25 4Então resolvi informá-lo disso e dizer a você: compre essas terras na presença dos que estão sentados aqui e na presença dos anciãos do povo. Se você quer resgatá-las, faça isto; se não, diga, para que eu o saiba. Porque não há outro que possa resgatá-las a não ser você; e, depois de você, eu.
Então ele respondeu:
— Eu vou resgatar essas terras.
5Boaz, porém, lhe disse:
— No dia em que você receber essas terras da mão de Noemi, também terá de receber Rute, a moabita, já viúva, para perpetuar o nome do esposo falecido na herança dele.#Dt 25.5
6Então o resgatador disse:
— Nesse caso, não poderei fazer o resgate, para não prejudicar a minha própria herança. Faça você uso desse meu direito, porque eu não poderei fazê-lo.
7Este era, antigamente, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: quem queria confirmar um negócio tirava a sandália do pé e a entregava ao outro. Era assim que se confirmava um negócio em Israel. 8Por isso, quando o resgatador disse a Boaz: “Faça você o resgate”, tirou a sandália do pé.#Dt 25.9 9Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo:
— Hoje vocês são testemunhas de que comprei de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom. 10E também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para perpetuar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e do portão da sua cidade. Hoje vocês são testemunhas disso.
11Todo o povo que estava no portão e os anciãos disseram:
— Somos testemunhas.
E disseram a Boaz:
— Que o Senhor faça a esta mulher, que está entrando na sua família, como fez a Raquel e Lia,#Gn 29.31—35.18 que edificaram a casa de Israel. E que você, Boaz, seja um homem poderoso em Efrata, e que o seu nome se torne famoso em Belém. 12Que, com os filhos que o Senhor lhe der dessa jovem, a sua casa seja como a de Perez,#Gn 38.27-30; Rt 4.18 o filho que Tamar deu a Judá.
Rute dá à luz Obede
13Assim Boaz recebeu Rute, e ela passou a ser a sua mulher. Ele teve relações com ela, e o Senhor concedeu que ela ficasse grávida e tivesse um filho. 14Então as mulheres disseram a Noemi:
— Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de lhe dar um neto que será o seu resgatador. Que o nome dele venha a ser famoso em Israel! 15Nele você terá renovação da vida e consolo na velhice, pois a sua nora, que ama você, o deu à luz, e para você ela é melhor do que sete filhos.
16Noemi pegou o menino no colo e passou a cuidar dele. 17As vizinhas lhe deram nome, dizendo:
— Nasceu um filho para Noemi!
E o chamaram de Obede. Este veio a ser o pai de Jessé, pai de Davi.
18E estas são as gerações de Perez: Perez gerou Esrom,#Mt 1.3 19Esrom gerou Rão, Rão gerou Aminadabe, 20Aminadabe gerou Naassom, Naassom gerou Salmom, 21Salmom gerou Boaz, Boaz gerou Obede, 22Obede gerou Jessé, e Jessé gerou Davi.

Currently Selected:

Rute 4: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy