YouVersion Logo
Search Icon

Lucas 1

1
Prefácio
1Visto que muitos já empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, 2conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, 3igualmente a mim pareceu bem, depois de cuidadosa investigação de tudo desde a sua origem, dar-lhe por escrito, excelentíssimo Teófilo,#At 1.1 uma exposição em ordem, 4para que você tenha plena certeza das verdades em que foi instruído.
O nascimento de João Batista é anunciado
5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias.#1Cr 24.10 A mulher dele era das filhas de Arão e se chamava Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus, vivendo de forma irrepreensível em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. 7Eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já tinham idade avançada.
8E aconteceu que, enquanto Zacarias exercia o sacerdócio diante de Deus na ordem do seu turno,#2Cr 31.2 coube-lhe por sorteio, 9segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. 10Durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia na parte de fora, orando. 11E eis que apareceu a Zacarias um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou assustado, e o temor se apoderou dele. 13O anjo, porém, lhe disse:
— Não tenha medo, Zacarias, porque a sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, dará à luz um filho, a quem você dará o nome de João. 14Você ficará alegre e feliz, e muitos ficarão contentes com o nascimento dele. 15Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho#Nm 6.3 nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre materno. 16Ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias,#Ml 4.5-6 para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
18Então Zacarias perguntou ao anjo:
— Como terei certeza disso? Pois eu sou velho, e a minha mulher também já tem idade avançada.
19O anjo respondeu:
— Eu sou Gabriel,#Dn 8.16; 9.21 que estou a serviço de Deus, e fui enviado para falar com você e lhe trazer esta boa notícia. 20Todavia, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que estas coisas vierem a acontecer, porque você não acreditou nas minhas palavras, as quais, no devido tempo, se cumprirão.
21O povo estava esperando Zacarias e admirava-se com a demora dele no santuário. 22Quando Zacarias saiu, não lhes podia falar. Então entenderam que ele havia tido uma visão no santuário. E expressava-se por sinais e permanecia mudo. 23Aconteceu que, terminados os dias do seu ministério, Zacarias voltou para casa.
24Passados esses dias, Isabel, a mulher de Zacarias, ficou grávida. E ela não saiu de casa durante cinco meses, dizendo:
25— Foi isto o que o Senhor me fez, ao contemplar-me, para acabar com a minha vergonha diante das pessoas.
O nascimento de Jesus é anunciado
26No sexto mês, o anjo Gabriel#Lc 1.19 foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem#Mt 1.18 que estava comprometida a casar com um homem da casa de Davi, cujo nome era José. A virgem se chamava Maria. 28E, aproximando-se dela, o anjo disse:
— Salve, agraciada! O Senhor está com você.
29Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que poderia significar esta saudação. 30Mas o anjo lhe disse:
— Não tenha medo, Maria; porque você foi abençoada por Deus. 31Você ficará grávida e dará à luz um filho, a quem chamará pelo nome de Jesus.#Mt 1.21 32Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. 33Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.#Is 9.7
34Então Maria disse ao anjo:
— Como será isto, se eu nunca tive relações com homem algum?
35O anjo respondeu:
— O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a envolverá com a sua sombra;#Mt 1.18 por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. 36E Isabel, sua parenta, igualmente está grávida, apesar de sua idade avançada, sendo este já o sexto mês de gestação para aquela que diziam ser estéril. 37Porque para Deus não há nada impossível.#Gn 18.14
38Então Maria disse:
— Aqui está a serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a sua palavra.
Então o anjo foi embora.
Maria visita Isabel
39Naqueles dias, Maria se aprontou e foi depressa à região montanhosa, a uma cidade de Judá. 40Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre. Então Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42E exclamou em alta voz:
— Bendita é você entre as mulheres,#Lc 11.27-28 e bendito o fruto do seu ventre! 43E que grande honra é para mim receber a visita da mãe do meu Senhor! 44Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da saudação que você fez, a criança estremeceu de alegria dentro de mim. 45Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.
O cântico de Maria
46Então Maria disse:
“A minha alma engrandece
ao Senhor,
47e o meu espírito se alegrou
em Deus, meu Salvador,
48porque ele atentou
para a humildade da sua serva.#Sl 138.6
Pois, desde agora,
todas as gerações
me considerarão
bem-aventurada,
49porque o Poderoso me fez
grandes coisas.
Santo é o seu nome.#Sl 111.9
50A sua misericórdia vai
de geração em geração
sobre os que o temem.#Sl 103.17
51Agiu com o seu braço
valorosamente;#Sl 98.1
dispersou os que, no coração,
alimentavam pensamentos
soberbos.
52Derrubou dos seus tronos
os poderosos
e exaltou os humildes.#Sl 147.6
53Encheu de bens os famintos
e despediu vazios os ricos.
54Amparou Israel, seu servo,
a fim de lembrar-se
da sua misericórdia#Sl 98.3
55a favor de Abraão#Gn 17.7
e de sua descendência,
para sempre,
como havia prometido
aos nossos pais.”#1Sm 2.1-10
56Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.
O nascimento de João Batista
57Quando chegou o tempo de Isabel dar à luz, ela teve um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram que o Senhor tinha usado de grande misericórdia para com Isabel e se alegraram com ela. 59Aconteceu que, no oitavo dia,#Lv 12.3 foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60Mas a mãe do menino disse:
— De modo nenhum! Ele será chamado João.
61Disseram-lhe:
— Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
62Fizeram sinais,#Lc 1.22 perguntando ao pai do menino que nome queria que lhe dessem. 63Então, pedindo uma tabuinha, ele escreveu:
— O nome dele é João.#Lc 1.13
E todos se admiraram. 64Imediatamente a boca de Zacarias se abriu e a língua se soltou.#Lc 1.20 Então começou a falar, louvando a Deus. 65Todos os vizinhos deles ficaram possuídos de temor, e essas coisas foram divulgadas por toda a região montanhosa da Judeia. 66Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo:
— O que virá a ser este menino?
E a mão do Senhor estava com ele.
O cântico de Zacarias
67Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo:
68“Bendito seja o Senhor,
Deus de Israel,#Sl 106.48
porque visitou
e redimiu o seu povo,
69e nos suscitou plena
e poderosa salvação
na casa de Davi, seu servo,
70como havia prometido,
desde a antiguidade,
por boca dos seus
santos profetas,
71para nos libertar
dos nossos inimigos
e das mãos de todos
os que nos odeiam;#Sl 106.10
72para usar de misericórdia
com os nossos pais
e lembrar-se da sua santa aliança#Sl 106.45
73e do juramento que fez
a nosso pai Abraão,#Gn 22.16
74de conceder-nos que,
livres das mãos de inimigos,
o adorássemos sem temor,
75em santidade e justiça
diante dele,
todos os nossos dias.
76E você, menino, será chamado
profeta do Altíssimo,
porque precederá o Senhor,
preparando-lhe os caminhos,#Ml 3.1
77para dar ao seu povo
conhecimento da salvação,
por meio da remissão
dos seus pecados,
78graças à profunda misericórdia
de nosso Deus,
pela qual nos visitará
o sol nascente das alturas,#Ml 4.2
79para iluminar#Is 9.2 os que jazem
nas trevas
e na sombra da morte,
e dirigir os nossos pés
pelo caminho da paz.”
80O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até o dia em que havia de manifestar-se a Israel.

Currently Selected:

Lucas 1: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy