YouVersion Logo
Search Icon

Josué 1

1
Deus anima Josué
1Depois que Moisés, servo do Senhor, morreu,#Dt 34.5 o Senhor falou a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés, dizendo:
2— Moisés, meu servo, está morto. Prepare-se, agora, e passe este Jordão, você e todo este povo, e entre na terra que eu vou dar aos filhos de Israel. 3Todo lugar em que puserem a planta do pé eu darei a vocês, como prometi a Moisés.#Dt 11.24 4O território de vocês irá desde o deserto e o Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, estendendo-se através de toda a terra dos heteus e até o mar Grande, na direção do poente do sol. 5Ninguém poderá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você.#Dt 7.24 Não o deixarei, nem o abandonarei.#Dt 31.6,8; Hb 13.5 6Seja forte#Dt 31.6-7,23 e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles. 7Tão somente seja forte e muito corajoso para que você tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda,#Dt 5.32 para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar. 8Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite,#Sl 1.1-3 para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido.#Dt 29.9 9Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.
Preparação para atravessar o Jordão
10Então Josué deu ordens aos chefes do povo, dizendo:
11— Passem pelo meio do arraial e ordenem ao povo, dizendo: “Preparem a comida, porque, daqui a três dias, vocês vão atravessar este Jordão, para que entrem na terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá para que tomem posse dela.”
12Josué falou aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés, dizendo:
13— Lembrem-se do que Moisés, servo do Senhor, ordenou a vocês, dizendo: “O Senhor, seu Deus, está dando descanso a vocês e lhes dará esta terra. 14Que as mulheres de vocês, as crianças e o gado fiquem na terra que Moisés lhes deu deste lado do Jordão. Mas vocês, todos os valentes, passarão armados na frente de seus irmãos e os ajudarão, 15até que o Senhor conceda descanso aos irmãos de vocês, como deu descanso a vocês, e eles também tomem posse da terra que o Senhor, o Deus de vocês, lhes dá. Depois, vocês poderão voltar e tomar posse da terra que Moisés, servo do Senhor, lhes deu por herança deste lado do Jordão, para o nascente do sol.”#Nm 32.28-32; Dt 3.18-20; Js 22.1-6
16Eles responderam a Josué:
— Tudo o que você nos ordenou faremos e aonde quer que você nos enviar iremos. 17Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a você; tão somente esteja com você o Senhor, seu Deus, como esteve com Moisés. 18Todo homem que se rebelar contra as ordens que você der e não obedecer às suas palavras em tudo o que você lhe ordenar será morto; tão somente seja forte e corajoso.

Currently Selected:

Josué 1: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy