YouVersion Logo
Search Icon

João 16

16
1 — Falo essas coisas para que vocês não se escandalizem. 2Eles expulsarão vocês das sinagogas,#Jo 9.22; 12.42 e até chegará a hora em que todo aquele que os matar pensará que, com isso, está prestando culto a Deus. 3Isso farão porque não conhecem o Pai nem a mim. 4Mas estou falando essas coisas para que, quando chegar a hora, vocês se lembrem de que eu já tinha dito isto para vocês.
A obra do Espírito Santo
— Eu não lhes falei isso desde o princípio, porque eu estava com vocês. 5Mas, agora, vou para junto daquele que me enviou, e nenhum de vocês me pergunta: “Para onde o senhor vai?”#Jo 14.5 6Pelo contrário, porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. 7Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês.#Jo 14.16,26; 15.26 8Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9do pecado, porque eles não creem em mim;#Jo 8.24; 15.22 10da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; 11do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.#Jo 12.31
12 — Tenho ainda muito para lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. 13Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. 14Ele me glorificará, porque vai receber do que é meu e anunciará isso a vocês. 15Tudo o que o Pai tem é meu.#Jo 17.10 Por isso eu disse que o Espírito vai receber do que é meu e anunciar isso a vocês.
A tristeza se transformará em alegria
16 — Um pouco, e vocês não me verão mais; outra vez um pouco, e me verão de novo.
17Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros:
— Que vem a ser isto que ele está nos dizendo: “Um pouco, e vocês não me verão mais, e outra vez um pouco, e me verão de novo”; e: “Vou para o Pai”?
18E diziam:
— Que vem a ser esse “um pouco”? Não compreendemos o que ele está dizendo.
19Jesus, percebendo que queriam lhe fazer perguntas, disse:
— Vocês estão discutindo a respeito disto que eu acabo de falar: “Um pouco, e vocês não me verão mais, e outra vez um pouco, e me verão de novo”? 20Em verdade, em verdade lhes digo que vocês vão chorar e se lamentar, mas o mundo se alegrará. Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.#Jo 20.20 21A mulher, quando está para dar à luz, fica triste, porque chegou a sua hora; mas, depois de nascida a criança, já não se lembra da aflição, pela alegria de ter trazido alguém ao mundo. 22Assim também agora vocês estão tristes. Mas eu os verei outra vez, e o coração de vocês ficará cheio de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
23 — Naquele dia vocês não me perguntarão nada. Em verdade, em verdade lhes digo: se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes concederá. # Jo 15.16 24Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.
Palavras de despedida
25 — Essas coisas eu falei a vocês por meio de figuras. Vem a hora em que não falarei mais por meio de figuras, mas falarei a vocês claramente a respeito do Pai. 26Naquele dia vocês pedirão em meu nome. E não lhes digo que pedirei ao Pai em favor de vocês, 27porque o próprio Pai os ama,#Jo 14.21,23 visto que vocês me amam e creem que eu vim da parte de Deus. 28Vim do Pai e entrei no mundo, mas agora deixo o mundo e vou para o Pai.
29Então os seus discípulos disseram:
— Agora o senhor fala claramente e não emprega nenhuma figura. 30Agora vemos que o senhor sabe todas as coisas e não precisa que alguém lhe pergunte. Por isso, cremos que o senhor veio de Deus.
31Jesus respondeu:
— Vocês creem agora? 32Eis que vem a hora — e já chegou — em que vocês serão dispersos,#Mt 26.31 cada um para a sua casa, e vocês me deixarão sozinho. Mas não estou sozinho, porque o Pai está comigo.#Jo 8.29 33Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.#1Jo 5.4

Currently Selected:

João 16: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy