YouVersion Logo
Search Icon

Juízes 2

2
Deus repreende os israelitas
1O Anjo do Senhor foi de Gilgal a Boquim e disse:
— Eu tirei vocês do Egito e os trouxe à terra que, sob juramento, havia prometido aos seus pais.#Gn 17.7-8 Eu disse: “Nunca invalidarei a minha aliança com vocês. 2Quanto a vocês, não façam nenhuma aliança#Êx 34.12-13; Dt 7.2-5 com os moradores desta terra; pelo contrário, derrubem os seus altares.” No entanto, vocês não obedeceram à minha voz. O que é isso que vocês fizeram? 3Por isso, também eu disse: “Não expulsarei esses povos da presença de vocês; pelo contrário, eles serão seus adversários, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês.”#Nm 33.55
4Quando o Anjo do Senhor acabou de falar estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou. 5Por isso aquele lugar foi chamado de Boquim.#2.5 Boquim significa “pranteadores” E ali ofereceram sacrifícios ao Senhor.
A morte de Josué
Js 24.29-31
6Depois que Josué despediu o povo, os filhos de Israel se foram, cada um à sua herança, para possuírem a terra. 7O povo serviu o Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas as grandes obras que o Senhor tinha feito por Israel.
8Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos. 9Foi sepultado em sua própria herança, em Timnate-Heres,#Js 19.49-50 na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás.
10Toda aquela geração também morreu e foi reunida aos seus pais. E, depois dela, se levantou uma nova geração, que não conhecia o Senhor, nem as obras que ele havia feito por Israel. 11Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, servindo os baalins. 12Deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os havia tirado da terra do Egito, e seguiram outros deuses, os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o Senhor à ira. 13Porque deixaram o Senhor e serviram Baal e Astarote. 14A ira do Senhor se acendeu contra Israel e ele os entregou nas mãos de ladrões que os despojavam do que possuíam. Ele os entregou nas mãos dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir a eles. 15Por onde quer que fossem, a mão do Senhor estava contra eles para seu mal, como o Senhor lhes tinha dito e como lhes havia jurado.#Dt 28.15 E estavam em grande aperto.
16Então o Senhor suscitou juízes, que os livraram das mãos dos que os atacavam e roubavam. 17Mas eles não obedeceram aos seus juízes; pelo contrário, se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais na obediência aos mandamentos do Senhor; e não fizeram como eles.
18Quando o Senhor lhes suscitava juízes, o Senhor estava com o juiz e os livrava das mãos dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porque o Senhor se compadecia deles ante os seus gemidos, por causa dos que os afligiam e oprimiam. 19Mas, quando o juiz morria, eles voltavam a viver como antes e se tornavam piores do que os seus pais, seguindo outros deuses, servindo-os e adorando-os. Não abandonavam nenhuma das suas práticas, nem a sua obstinação. 20Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele disse:
— Porque este povo transgrediu a minha aliança que eu havia ordenado a seus pais e não deu ouvidos à minha voz, 21também eu não expulsarei mais de diante deles nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu. 22Por meio delas vou pôr Israel à prova, para ver se o povo guardará ou não o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram.
23Assim, o Senhor deixou que aquelas nações ficassem e não as expulsou logo, nem as entregou nas mãos de Josué.

Currently Selected:

Juízes 2: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy