YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 33

33
O encontro de Esaú e Jacó
1Quando Jacó ergueu os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então repartiu os filhos entre Lia, Raquel e as duas servas. 2Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por último. 3E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se em terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão. 4Então Esaú correu ao encontro dele e o abraçou; pôs os braços em volta do pescoço dele e o beijou; e choraram. 5Daí, levantando os olhos, Esaú viu as mulheres e os meninos e disse:
— Quem são estes que estão com você?
Jacó respondeu:
— Os filhos com que Deus agraciou este seu servo.
6Então se aproximaram as servas, elas e seus filhos, e se prostraram. 7Chegaram também Lia e seus filhos e se prostraram. Por último chegaram José e Raquel e se prostraram.
8Esaú perguntou:
— Qual é o seu propósito com todos esses grupos que encontrei?
Jacó respondeu:
— É para obter favor na presença de meu senhor.
9Então Esaú disse:
— Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarde o que você tem.
10Mas Jacó insistiu:
— Não recuse. Se alcancei favor na sua presença, peço que aceite o meu presente, porque ver o seu rosto é como contemplar o semblante de Deus; e você me acolheu tão bem. 11Portanto, aceite o meu presente, que eu lhe trouxe. Porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura.
E insistiu com ele, até que o aceitou.
12Então Esaú disse:
— Vamos partir e seguir viagem. Eu irei à sua frente.
13Porém Jacó lhe disse:
— Meu senhor sabe que estes meninos são fracos, e tenho comigo ovelhas e vacas de leite. Se forçados a caminhar demais um só dia, morrerão todos os rebanhos. 14Passe meu senhor adiante de seu servo; eu seguirei aos poucos, no passo do gado que me vai à frente e no passo dos meninos, até chegar a meu senhor, em Seir.
15Esaú respondeu:
— Então permita que eu deixe com você alguns dessa gente que está comigo.
Jacó respondeu:
— Para quê? Basta que eu alcance favor aos olhos de meu senhor.
16Assim, naquele dia Esaú voltou para Seir, pelo caminho por onde tinha vindo. 17E Jacó foi para Sucote, e edificou para si uma casa, e fez cabanas para o seu gado. Por isso, o lugar se chamou Sucote.#33.17 Sucote significa “abrigos”
Jacó chega a Siquém
18Voltando de Padã-Arã, Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, e armou a sua tenda junto da cidade. 19A parte do campo,#Js 24.32; Jo 4.5 onde tinha armado a sua tenda, ele a comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro. 20E levantou ali um altar e lhe deu o nome de “Deus, o Deus de Israel”.#33.20 Em hebraico, El Elohe Israel

Currently Selected:

Gênesis 33: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy