YouVersion Logo
Search Icon

1Coríntios 2

2
A mensagem a respeito do Cristo crucificado
1Irmãos, quando estive com vocês, anunciando-lhes o mistério de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. 2Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.#1Co 1.23 3E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vocês.#At 18.9 4A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria,#1Co 2.1; 2Co 1.12 mas em demonstração do Espírito e de poder,#1Co 4.20; 1Ts 1.5 5para que a fé que vocês têm não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus.
A sabedoria de Deus
6No entanto, transmitimos sabedoria entre os que são maduros. Não, porém, a sabedoria deste mundo, nem a dos poderosos desta época, que são reduzidos a nada. 7Pelo contrário, transmitimos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria que estava oculta#Rm 16.25; Cl 1.26 e que Deus predeterminou desde a eternidade para a nossa glória. 8Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória.#Tg 2.1 9Mas, como está escrito:
“Nem olhos viram,
nem ouvidos ouviram,
nem jamais penetrou
em coração humano
o que Deus tem preparado
para aqueles que o amam.”#Is 64.4
10Deus, porém, revelou isso a nós por meio do Espírito. Porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. 11Pois quem conhece as coisas do ser humano, a não ser o próprio espírito humano, que nele está?#Pv 20.27 Assim, ninguém conhece as coisas de Deus,#Jó 11.7 a não ser o Espírito de Deus. 12E nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus,#Rm 8.15 para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
13Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana,#1Co 2.1 mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura.#1Co 1.18 E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. 16Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir?#Is 40.13; Rm 11.34 Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Currently Selected:

1Coríntios 2: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy