Romanos 16
ARA
16
Paulo recomenda a Febe
1Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencreia, 2para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.
As saudações pessoais
3Saudai Priscila e Áquila,#At 18.2 meus cooperadores em Cristo Jesus, 4os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios; 5saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo. 6Saudai Maria, que muito trabalhou por vós. 7Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim. 8Saudai Amplíato, meu dileto amigo no Senhor. 9Saudai Urbano, que é nosso cooperador em Cristo, e também meu amado Estáquis. 10Saudai Apeles, aprovado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo. 11Saudai meu parente Herodião. Saudai os da casa de Narciso, que estão no Senhor. 12Saudai Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor. Saudai a estimada Pérside, que também muito trabalhou no Senhor. 13Saudai Rufo,#Mc 15.21 eleito no Senhor, e igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim. 14Saudai Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que se reúnem com eles. 15Saudai Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, Olimpas e todos os santos que se reúnem com eles. 16Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.
As admoestações
17Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, 18porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos. 19Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal. 20E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.
As saudações dos companheiros
21Saúda-vos Timóteo,#At 16.1 meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes. 22Eu, Tércio, que escrevi esta epístola, vos saúdo no Senhor. 23Saúda-vos Gaio,#At 19.29; 1Co 1.14 meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto,#2Tm 4.20 tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. 24[A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!]
A doxologia
25Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, 26e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, 27ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!
A Sociedade Bíblica do Brasil trabalha para que a Bíblia esteja, efetivamente, ao alcance de todos e seja lida por todos. A SBB é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a disseminar a Bíblia e, por meio dela, promover o desenvolvimento integral do ser humano. Você também pode ajudar a Causa da Bíblia! ARA © 1993. Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados.Learn More About Almeida Revista e Atualizada