YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 20

20
A parábola dos trabalhadores na vinha
1 Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. 2E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha. 3Saindo pela terceira hora, viu, na praça, outros que estavam desocupados 4e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram. 5Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma, 6e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo? 7Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha. 8Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário,#Lv 19.13; Dt 24.15 começando pelos últimos, indo até aos primeiros. 9Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário. 10Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um. 11Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa, 12dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. 13Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? 14Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. 15Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom? 16Assim, os últimos serão primeiros,#Mt 19.30; Mc 10.31; Lc 13.30 e os primeiros serão últimos [porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos].
Jesus ainda outra vez prediz sua morte e ressurreição
Mc 10.32-34; Lc 18.31-33
17Estando Jesus para subir a Jerusalém, chamou à parte os doze e, em caminho, lhes disse: 18Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. 19E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá.
O pedido da mãe de Tiago e João
Mc 10.35-45
20Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor. 21Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. 22Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. 23Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai. 24Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos. 25Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. 26Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 27e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;#Mt 23.11; Mc 9.35 28tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.#Lc 22.24-27
A cura de dois cegos de Jericó
Mc 10.46-52; Lc 18.35-43
29Saindo eles de Jericó, uma grande multidão o acompanhava. 30E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós! 31Mas a multidão os repreendia para que se calassem; eles, porém, gritavam cada vez mais: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! 32Então, parando Jesus, chamou-os e perguntou: Que quereis que eu vos faça? 33Responderam: Senhor, que se nos abram os olhos. 34Condoído, Jesus tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista e o foram seguindo.

Currently Selected:

Mateus 20: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy