YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 17

17
A transfiguração
Mc 9.2-8; Lc 9.28-36
1Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. 5Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo;#Is 42.1 a ele ouvi.#Mt 3.17; 12.18; Mc 1.11; Lc 3.22#2Pe 1.17-18 6Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. 7Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! 8Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.
A vinda de Elias
Mc 9.9-13
9E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos. 10Mas os discípulos o interrogaram: Por que dizem, pois, os escribas ser necessário que Elias#Ml 4.5 venha primeiro? 11Então, Jesus respondeu: De fato, Elias virá e restaurará todas as coisas. 12Eu, porém, vos declaro que Elias#Mt 11.14 já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles. 13Então, os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista.
A cura de um jovem possesso
Mc 9.14-29; Lc 9.37-42
14E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: 15Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. 16Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. 17Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. 18E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.
19Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? 20E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé#Mt 21.21; Mc 11.23; 1Co 13.2 como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. 21[Mas esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum.]
De novo Jesus prediz a sua morte e ressurreição
Mc 9.30-32; Lc 9.43b-45
22Reunidos eles na Galileia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens; 23e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará. Então, os discípulos se entristeceram grandemente.
Jesus paga imposto
24Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto#Êx 30.13; 38.26 das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas? 25Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? 26Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. 27Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti.

Currently Selected:

Mateus 17: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy