YouVersion Logo
Search Icon

Isaías 24

24
1Eis que o Senhor vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e lhe dispersar os moradores. 2O que suceder ao povo sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua dona; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao credor, como ao devedor. 3A terra será de todo devastada e totalmente saqueada, porque o Senhor é quem proferiu esta palavra. 4A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enlanguescem os mais altos do povo da terra. 5Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna. 6Por isso, a maldição consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados; por isso, serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão. 7Pranteia o vinho, enlanguesce a vide, e gemem todos os que estavam de coração alegre. 8Cessou o folguedo dos tamboris, acabou o ruído dos que exultam, e descansou a alegria da harpa. 9Já não se bebe vinho entre canções; a bebida forte é amarga para os que a bebem. 10Demolida está a cidade caótica, todas as casas estão fechadas, ninguém já pode entrar. 11Gritam por vinho nas ruas, fez-se noite para toda alegria, foi banido da terra o prazer. 12Na cidade, reina a desolação, e a porta está reduzida a ruínas. 13Porque será na terra, no meio destes povos, como o varejar da oliveira e como o rebuscar, quando está acabada a vindima.
A alegria dos justos
14Eles levantam a voz e cantam com alegria; por causa da glória do Senhor, exultam desde o mar. 15Por isso, glorificai ao Senhor no Oriente e, nas terras do mar, ao nome do Senhor, Deus de Israel. 16Dos confins da terra ouvimos cantar: Glória ao Justo!
A ruína dos transgressores
Mas eu digo: definho, definho, ai de mim! Os pérfidos tratam perfidamente; sim, os pérfidos tratam mui perfidamente. 17Terror, cova e laço vêm sobre ti, ó morador da terra. 18E será que aquele que fugir da voz do terror cairá na cova, e, se sair da cova, o laço o prenderá; porque as represas do alto se abrem, e tremem os fundamentos da terra. 19A terra será de todo quebrantada, ela totalmente se romperá, a terra violentamente se moverá. 20A terra cambaleará como um bêbado e balanceará como rede de dormir; a sua transgressão pesa sobre ela, ela cairá e jamais se levantará.
21Naquele dia, o Senhor castigará, no céu, as hostes celestes, e os reis da terra, na terra. 22Serão ajuntados como presos em masmorra, e encerrados num cárcere, e castigados depois de muitos dias. 23A lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém; perante os seus anciãos haverá glória.

Currently Selected:

Isaías 24: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy