YouVersion Logo
Search Icon

Êxodo 40

40
Deus manda Moisés levantar o tabernáculo
1Depois, disse o Senhor a Moisés: 2No primeiro dia do primeiro mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação. 3Porás, nele, a arca do Testemunho e a cobrirás com o véu. 4Meterás, nele, a mesa e porás por ordem as coisas que estão sobre ela; também meterás, nele, o candelabro e acenderás as suas lâmpadas. 5Porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do Testemunho e pendurarás o reposteiro da porta do tabernáculo. 6Porás o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação. 7Porás a bacia entre a tenda da congregação e o altar e a encherás de água. 8Depois, porás o átrio ao redor e pendurarás o reposteiro à porta do átrio. 9E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo. 10Ungirás também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagrarás o altar; e o altar se tornará santíssimo. 11Então, ungirás a bacia e o seu suporte e a consagrarás. 12Farás também chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água. 13Vestirás Arão das vestes sagradas, e o ungirás, e o consagrarás para que me oficie como sacerdote. 14Também farás chegar seus filhos, e lhes vestirás as túnicas, 15e os ungirás como ungiste seu pai, para que me oficiem como sacerdotes; sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo durante as suas gerações.
O tabernáculo é levantado
16E tudo fez Moisés segundo o Senhor lhe havia ordenado; assim o fez. 17No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, se levantou o tabernáculo. 18Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e meteu, nele, as suas vergas, e levantou as suas colunas; 19estendeu a tenda sobre o tabernáculo e pôs a coberta da tenda por cima, segundo o Senhor ordenara a Moisés. 20Tomou o Testemunho, e o pôs na arca, e meteu os varais na arca, e pôs o propiciatório em cima da arca. 21Introduziu a arca no tabernáculo, e pendurou o véu do reposteiro, e com ele cobriu a arca do Testemunho, segundo o Senhor ordenara a Moisés. 22Pôs também a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernáculo, para o norte, fora do véu, 23e sobre ela pôs em ordem os pães da proposição perante o Senhor, segundo o Senhor ordenara a Moisés. 24Pôs também, na tenda da congregação, o candelabro defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul, 25e preparou as lâmpadas perante o Senhor, segundo o Senhor ordenara a Moisés. 26Pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu, 27e acendeu sobre ele o incenso aromático, segundo o Senhor ordenara a Moisés. 28Pendurou também o reposteiro da porta do tabernáculo, 29pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação e ofereceu sobre ele holocausto e oferta de cereais, segundo o Senhor ordenara a Moisés. 30Pôs a bacia entre a tenda da congregação e o altar e a encheu de água, para se lavar. 31Nela, Moisés, Arão e seus filhos lavavam as mãos e os pés, 32quando entravam na tenda da congregação e quando se chegavam ao altar, segundo o Senhor ordenara a Moisés. 33Levantou também o átrio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou o reposteiro da porta do átrio. Assim Moisés acabou a obra.
A nuvem cobre o tabernáculo
Nm 9.15-23
34Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. 35Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. 36Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; 37se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava. 38De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Currently Selected:

Êxodo 40: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy