YouVersion Logo
Search Icon

Deuteronômio 23

23
Pessoas excluídas das assembleias santas
1Aquele a quem forem trilhados os testículos ou cortado o membro viril não entrará na assembleia do Senhor.
2Nenhum bastardo entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará nela. 3Nenhum amonita ou moabita entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na assembleia do Senhor, eternamente. 4Porquanto não foram ao vosso encontro com pão e água, no caminho, quando saíeis do Egito; e porque alugaram contra ti Balaão,#Nm 22.1-6 filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar. 5Porém o Senhor, teu Deus, não quis ouvir a Balaão; antes, trocou em bênção a maldição,#Nm 23.7—24.9 porquanto o Senhor, teu Deus, te amava.#Ne 13.1-2 6Não lhes procurarás nem paz nem bem em todos os teus dias, para sempre.
7Não aborrecerás o edomita, pois é teu irmão; nem aborrecerás o egípcio, pois estrangeiro foste na sua terra. 8Os filhos que lhes nascerem na terceira geração, cada um deles entrará na assembleia do Senhor.
Limpeza do acampamento
9Quando sair o exército contra os teus inimigos, então, te guardarás de toda coisa má.
10Se houver entre vós alguém que, por motivo de polução noturna, não esteja limpo, sairá do acampamento; não permanecerá nele. 11Porém, em declinando a tarde, lavar-se-á em água; e, posto o sol, entrará para o meio do acampamento.
12Também haverá um lugar fora do acampamento, para onde irás. 13Dentre as tuas armas terás um porrete; e, quando te abaixares fora, cavarás com ele e, volvendo-te, cobrirás o que defecaste. 14Porquanto o Senhor, teu Deus, anda no meio do teu acampamento para te livrar e para entregar-te os teus inimigos; portanto, o teu acampamento será santo, para que ele não veja em ti coisa indecente e se aparte de ti.
Acerca de fugitivos, prostitutas e usura
15Não entregarás ao seu senhor o escravo que, tendo fugido dele, se acolher a ti. 16Contigo ficará, no meio de ti, no lugar que escolher, em alguma de tuas cidades onde lhe agradar; não o oprimirás.
17Das filhas de Israel não haverá quem se prostitua no serviço do templo, nem dos filhos de Israel haverá quem o faça. 18Não trarás salário de prostituição nem preço de sodomita à Casa do Senhor, teu Deus, por qualquer voto; porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor, teu Deus.#Lv 19.29
19A teu irmão não emprestarás com juros, seja dinheiro, seja comida ou qualquer coisa que é costume se emprestar com juros. 20Ao estrangeiro emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todos os teus empreendimentos na terra a qual passas a possuir.#Êx 22.25; Lv 25.36-37; Dt 15.7-11
Acerca de votos
21Quando fizeres algum voto#Nm 30.1-16; Mt 5.33 ao Senhor, teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor, teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado. 22Porém, abstendo-te de fazer o voto, não haverá pecado em ti. 23O que proferiram os teus lábios, isso guardarás e o farás, porque votaste livremente ao Senhor, teu Deus, o que falaste com a tua boca.
24Quando entrares na vinha do teu próximo, comerás uvas segundo o teu desejo, até te fartares, porém não as levarás no cesto. 25Quando entrares na seara do teu próximo, com as mãos arrancarás as espigas; porém na seara não meterás a foice.

Currently Selected:

Deuteronômio 23: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy