YouVersion Logo
Search Icon

Atos 15

15
A controvérsia sobre a circuncisão de gentios
1Alguns indivíduos que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes#Lv 12.3 segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. 2Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão. 3Enviados, pois, e até certo ponto acompanhados pela igreja, atravessaram as províncias da Fenícia e Samaria e, narrando a conversão dos gentios, causaram grande alegria a todos os irmãos. 4Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem-recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles. 5Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.
A reunião dos apóstolos e presbíteros em Jerusalém
6Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão. 7Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios#At 10.1-43 a palavra do evangelho e cressem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo#At 10.44 a eles, como também a nós nos concedera.#At 2.4 9E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração. 10Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? 11Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.
O parecer de Tiago
12E toda a multidão silenciou, passando a ouvir a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios. 13Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: 14expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome. 15Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito:
16Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei.
17Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome,
18diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos.#Am 9.11-12
19Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, 20mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos,#Êx 34.15-17 bem como das relações sexuais ilícitas,#Lv 18.6-23 da carne de animais sufocados e do sangue.#Lv 17.10-16 21Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.
A decisão enviada a Antioquia
22Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos, 23escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia,#15.23 Antioquia: capital da Síria Síria e Cilícia, saudações. 24Visto sabermos que alguns [que saíram] de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma, 25pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo, 26homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas. 28Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: 29que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.
A leitura da mensagem
30Os que foram enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a comunidade, entregaram a epístola. 31Quando a leram, sobremaneira se alegraram pelo conforto recebido. 32Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram. 33Tendo-se demorado ali por algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz aos que os enviaram. 34[Mas pareceu bem a Silas permanecer ali.] 35Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
A segunda viagem missionária. Separação entre Paulo e Barnabé
36Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam. 37E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos. 38Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara#At 13.13 desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. 39Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. 40Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. 41E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.

Currently Selected:

Atos 15: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy