YouVersion Logo
Search Icon

2Samuel 23

23
As últimas palavras de Davi
1São estas as últimas palavras de Davi:
Palavra de Davi, filho de Jessé,
palavra do homem que foi exaltado,
do ungido do Deus de Jacó,
do mavioso salmista de Israel.
2O Espírito do Senhor fala por meu intermédio,
e a sua palavra está na minha língua.
3Disse o Deus de Israel,
a Rocha de Israel a mim me falou:
Aquele que domina com justiça sobre os homens,
que domina no temor de Deus,
4é como a luz da manhã, quando sai o sol,
como manhã sem nuvens,
cujo esplendor, depois da chuva, faz brotar da terra a erva.
5Não está assim com Deus a minha casa?
Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna,
em tudo bem-definida e segura.
Não me fará ele prosperar toda a minha salvação
e toda a minha esperança?
6Porém os filhos de Belial serão todos lançados fora como os espinhos,
pois não podem ser tocados com as mãos,
7mas qualquer, para os tocar,
se armará de ferro e da haste de uma lança;
e a fogo serão totalmente queimados no seu lugar.
Os valentes de Davi
1Cr 11.10-47
8São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal de três; este brandiu a sua lança contra oitocentos e os feriu de uma vez. 9Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus ali reunidos para a peleja. Quando já se haviam retirado os filhos de Israel, 10ele se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; naquele dia, o Senhor efetuou grande livramento; e o povo voltou para onde Eleazar estava somente para tomar os despojos. 11Depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus. 12Pôs-se Sama no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento.
13Também três dos trinta cabeças desceram e, no tempo da sega, foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e uma tropa de filisteus se acampara no vale dos Refains. 14Davi estava na fortaleza, e a guarnição dos filisteus, em Belém. 15Suspirou Davi e disse: Quem me dera beber água do poço que está junto à porta de Belém! 16Então, aqueles três valentes romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço junto à porta de Belém, e tomaram-na, e a levaram a Davi; ele não a quis beber, porém a derramou como libação ao Senhor. 17E disse: Longe de mim, ó Senhor, fazer tal coisa; beberia eu o sangue dos homens que lá foram com perigo de sua vida? De maneira que não a quis beber. São estas as coisas que fizeram os três valentes.
18Também Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era cabeça de trinta; e alçou a sua lança contra trezentos e os feriu. E tinha nome entre os primeiros três. 19Era ele mais nobre do que os trinta e era o primeiro deles; contudo, aos primeiros três não chegou.
20Também Benaia, filho de Joiada, era homem valente de Cabzeel e grande em obras; feriu ele dois heróis de Moabe. Desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve. 21Matou também um egípcio, homem de grande estatura; o egípcio trazia uma lança, mas Benaia o atacou com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança e com ela o matou. 22Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada, pelo que teve nome entre os primeiros três valentes. 23Era mais nobre do que os trinta, porém aos três primeiros não chegou, e Davi o pôs sobre a sua guarda.
24Entre os trinta figuravam: Asael, irmão de Joabe; Elanã, filho de Dodô, de Belém; 25Sama, harodita; Elica, harodita; 26Heles, paltita; Ira, filho de Iques, tecoíta; 27Abiezer, anatotita; Mebunai, husatita; 28Zalmom, aoíta; Maarai, netofatita; 29Helebe, filho de Baaná, netofatita; Itai, filho de Ribai, de Gibeá, dos filhos de Benjamim; 30Benaia, piratonita; Hidai, do ribeiro de Gaás; 31Abi-Albom, arbatita; Azmavete, barumita; 32Eliaba, saalbonita; os filhos de Jasém; Jônatas; 33Sama, hararita; Aião, filho de Sarar, ararita; 34Elifelete, filho de Aasbai, filho de um maacatita; Eliã, filho de Aitofel, gilonita; 35Hezrai, carmelita; Paarai, arbita; 36Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, gadita; 37Zeleque, amonita; Naarai, beerotita, o que trazia as armas de Joabe, filho de Zeruia; 38Ira, itrita; Garebe, itrita; 39Urias, heteu; ao todo, trinta e sete.

Currently Selected:

2Samuel 23: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy