YouVersion Logo
Search Icon

2Coríntios 8

8
A oferta das igrejas da Macedônia para os pobres da Judeia
1Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; 2porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. 3Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, 4pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.#Rm 15.26 5E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus; 6o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós. 7Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça.
8Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor; 9pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. 10E nisto dou minha opinião; pois a vós outros, que, desde o ano passado, principiastes não só a prática, mas também o querer, convém isto. 11Completai, agora, a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses. 12Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem. 13Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade, 14suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade, 15como está escrito:
O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.#Êx 16.18
O novo encargo de Tito
16Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós; 17porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros. 18E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas. 19E não só isto, mas foi também eleito pelas igrejas para ser nosso companheiro no desempenho desta graça ministrada por nós, para a glória do próprio Senhor e para mostrar a nossa boa vontade; 20evitando, assim, que alguém nos acuse em face desta generosa dádiva administrada por nós; 21pois o que nos preocupa é procedermos honestamente,#Pv 3.4 não só perante o Senhor, como também diante dos homens. 22Com eles, enviamos nosso irmão cujo zelo, em muitas ocasiões e de muitos modos, temos experimentado; agora, porém, se mostra ainda mais zeloso pela muita confiança em vós. 23Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas e glória de Cristo. 24Manifestai, pois, perante as igrejas, a prova do vosso amor e da nossa exultação a vosso respeito na presença destes homens.

Currently Selected:

2Coríntios 8: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy