Os Conflitos No Lar E a Necessidade Do Perdão预览

Lidar com os conflitos na família como pacificadores
Deus criou a família, e tudo o que ele criou é bom. Entretanto, o homem e a mulher pecaram, desobedeceram a Deus e foram expulsos do jardim, caindo do seu estado de perfeição e inocência. A partir desse momento o pecado entrou no mundo, e o pecado original impõe sobre nós uma “natureza pecaminosa”. E como consequência desta “natureza pecaminosa”, os conflitos são inevitáveis. Os conflitos inevitavelmente farão parte de nossos relacionamentos interpessoais. Por isso, a melhor forma de lidar com a realidade dos conflitos é estabelecendo expectativas reais. Muitas vezes somos tentados a idealizar a família perfeita, a igreja perfeita, o casamento de conto de fadas, os filhos que nunca nos desobedecem. Mas isso é absolutamente impossível, uma vez que somos pecadores e os conflitos são inerentes aos nossos relacionamentos. Sendo assim, ao invés de acreditar na utopia de uma família onde todos nos agradam o tempo todo, nós precisamos aprender a lidar com os conflitos em nossa família de maneira bíblica.
De acordo com Ken Sande e Tom Raabe, em seu livro: Os conflitos no Lar e as Escolhas do Pacificador, podemos lidar com os conflitos no lar de pelo menos 3 formas diferentes:
- Podemos ser dissimuladores: negando que temos problemas, sempre cedendo, ou nos tornando distantes dos membros da nossa família.
- Podemos ser pertubadores: nos valendo da manipulação, da língua mordaz, ou da ira ostensiva para forçar os outros a cederem aos nossos desejos.
- Podemos ser pacificadores: nos inspirando na graça de Deus e praticando os princípios pacificadores que ele nos tem dado em sua Palavra.
Obviamente, diante dos conflitos no lar, não devemos agir como dissimuladores ou como perturbadores, mas como pacificadores. Somos chamados para agir segundo a graça de Deus e em obediência aos princípios da Sagrada Escritura.
Melhor do que ter que lidar com os conflitos é fazer o possível para evitar que eles aconteçam. Uma das características da maturidade cristã consiste em sermos guiados pelo discernimento e pela sabedoria de Deus. Isso significa que, lidar com os conflitos não diz respeito apenas a maneira como lidamos com eles depois que eles surgem. Tomando emprestado a linguagem da manutenção, não agimos contra os defeitos (conflitos) apenas de maneira corretiva, mas também de maneira preventiva. Saber lidar com os conflitos, uma vez que eles sempre existirão (assim como o sol, eles sempre estarão lá), não consiste apenas em agir a partir do conflito, mas em evitar que eles aconteçam. Nesse sentido, encontramos diversas orientações das Escrituras que nos orientam sobre como viver a partir do evangelho de Jesus.
圣经
读经计划介绍

Os conflitos inevitavelmente farão parte de nossos relacionamentos interpessoais. Por isso, a melhor forma de lidar com a realidade dos conflitos é estabelecendo expectativas reais. Muitas vezes somos tentados a idealizar a família perfeita, a igreja perfeita, o casamento de conto de fadas, os filhos que nunca nos desobedecem. Mas isso é absolutamente impossível, uma vez que somos pecadores e os conflitos são inerentes aos nossos relacionamentos. Sendo assim, ao invés de acreditar na utopia de uma família onde todos nos agradam o tempo todo, nós precisamos aprender a lidar com os conflitos em nossa família de maneira bíblica.
More