YouVersion Logo
Search Icon

Videira Sul

GC Diretoria

GC Diretoria

3º Encontro do GC Diretoria neste ano. Grandes coisas, O Senhor irá fazer. Local: Rua N.S Aparecida, 733 Urucunema, Eusébio. (Próximo ao Forró no Sítio) - Casa dos Líderes Thiago e Tâmara Horário: às 19:30h

Locations & Times

Rua Nossa Senhora Aparecida, 580 - Urucunema, Eusébio - CE, 61760-000, Brasil

Saturday 7:30 PM

LOUVOR: Oh, Quão Lindo Esse Nome É

No início eras a palavra
Um com Deus, o Altíssimo
O mistério de Tua glória
Cristo, em Ti se revelou

Oh, quão lindo esse nome é
Oh, quão lindo esse nome é
O nome de Jesus, meu Rei
Oh, quão lindo esse nome é
Maior que tudo ele é
Oh, quão lindo esse nome é
O nome de Jesus

Deixou o céu para buscar-nos
Veio pra nos resgatar
Amor maior que o meu pecado
Nada vai nos separar

Oh, quão maravilhoso é
Oh, quão maravilhoso é
O nome de Jesus, meu Rei
Oh, quão maravilhoso é
Maior que tudo ele é
Oh, quão maravilhoso é
O nome de Jesus

A morte venceste
O véu Tu rompeste
A tumba vazia agora está
O céu Te adora
Proclama Tua glória
Pois ressuscitaste e vivo está

És invencível
Inigualável
Hoje e pra sempre reinarás
Teu é o reino
Tua é a glória
Acima de todo nome está

Poderoso esse nome é
Poderoso esse nome é
O nome de Jesus, meu Rei
Poderoso esse nome é
Mais forte que tudo é
Poderoso esse nome é
O nome de Jesus
ESTUDO DA PALAVRA - 10/02/2018
Série de Mensagens: IR ALÉM - parte 3


NO RELACIONAMENTO COM SUA FAMÍLIA


Hoje, continuamos com essa série que está revolucionando nossas escolhas nesse novo ano. Já aprendemos a Ir Além em nosso relacionamento com Deus, com o nosso Eu e aprenderemos a Ir Além também em nossa família, que é de fato, o nosso primeiro ministério.

“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” (1 Timóteo 5:8)

Paulo escreve a Timóteo sobre a importância de cuidarmos de nossos parentes, especialmente daqueles que são mais próximos a nós,a família com quem dividimos a mesma casa.

Vivemos em um tempo em que nos empenhamos bastante para nos conectar com pessoas distantes, mas podemos correr o risco de negligenciar aqueles que estão bem próximos a nós. Não é difícil encontrar pessoas que valorizam estar com amigos e falar lindas declarações de amor para estes, mas são pessoas totalmente nulas em relação aos de sua casa.

Nada adianta termos uma espiritualidade que muda nossa relação com as pessoas da escola, do trabalho e do condomínio, mas que não muda nossas relações familiares. A forma como lidamos com nossa família precisa sofrer um impacto positivo em virtude de nossa fé em Jesus. Que nesse ano de 2018 possamos decidir ir além com a nossa família!

Família é todo e qualquer relacionamento de sangue, bem como outros relacionamentos que passam a ser tal como esses: adoções, filhos de outros casamentos que passam a fazer parte do casal, bem como toda e qualquer hierarquia dentro de uma casa que se identifica como família (tio, sobrinho, avó, neto, primo, genro, nora, sogro, sogra, cunhado etc.). Importantíssimo entender que a família, nesse conceito, é a da Bíblia e não o conceito da sociedade moderna.

ACEITAÇÃO

Muitas vezes, nosso grande desafio em ter uma relação saudável com nossa família está em não aceitarmos a realidade sobre ela. Vivemos no mundo das comparações. Ir além com a nossa família começa quando pararmos de viver na ilusão do “como eu gostaria que eles fossem” e aterrissarmos na concretude de“quem eles são hoje”.

Não precisamos concordar com todo tipo de comportamento e crença que nossos familiares possuem para estendermos amor, afinal, aceitar não é sinônimo apoiar.

Aceitar é refletir o amor de Deus, o Pai, que mesmo sendo santo e nós pecadores, Ele nos enxerga além do que há de diferente entre nós e Ele. Ele nos olha com graça e misericórdia.

Aceitar que Deus escolheu e acertou quanto aos meus pais. Acertou quando escolheu minha família. Procurar aceitar mesmo não compreendendo quanto a filhos portadores de necessidades especiais, pais adotivos, pessoas da família que professam outra religião. E a lista não termina...

O versículo, possivelmente mais famoso da Bíblia, afirma “Por queDeusamouomundo...”(Jo3:16).Essetermo“mundo” inclui aqueles para quem Deus olha e sorri e aqueles para quem Ele olha e chora. O Amor de Deus é o mesmo e é incondicional por todos.

“Maseulhesdigo:Amemosseusinimigoseoremporaqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!” (Mateus 5:44-46)

PERDÃO

O perdão é essencial para a manutenção de qualquer relação familiar. O contexto da família é muitas vezes permeado por conflitos, discussões e feridas emocionais decorrentes de passados não resolvidos. Só podemos ir além com a nossa família quando usarmos o perdão para virar algumas páginas em nossas relações familiares.

“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Efésios4:31,32)

Esse deveria ser o texto base da nossa conduta se queremos ir além com nossa família. O perdão é a única solução para restaurar famílias. O perdão não é fácil, nem mesmo confortável, porém é necessário se quisermos romper com o cárcere da amargura. Não deixe águas passadas continuarem a mover o moinho das suas relações familiares.

Escolha sempre perdoar porque o inimigo é outro e não o seu familiar. O inimigo é o pecado e o diabo. Portanto, o convite é Ir Além no perdão.

“Façam todo o possível para viver em paz com todos.”
(Romanos 12:18)

CONSAGRAÇÃO

Consagrar significa “separar para o sagrado”. Se você quer ir além com sua família não se esqueça da importância de consagrá-la ao Senhor. Lute por ela em oração! Coloque-a diante de Deus como nunca antes.

Assim como Noé que construiu uma arca e salvou toda sua família, “construa”, em oração, a salvação da sua casa.

Assim como Jó, que sacrificava ao Senhor por cada um de seus filhos, ofereça ao Senhor orações e súplicas pela sua casa.

Assim como Ana, que entregou Samuel aos propósitos de Deus, entregue os seus aos cuidados de Deus. Plante-os na casa de Deus, compartilhe com eles o caminho de Jesus.

A jornada da consagração passa também pela luta em prol da família. Hoje em dia, o Diabo anda a todo instante a procura de destruir os lares. Diariamente novos conceitos, estruturas familiares fora da Palavra, libertinagem quanto à duração do casamento, desordem nos papeis dos pais e cônjuges, ausência de hierarquia entre os membros da família, critérios e criação de filhos completamente longe do que Deus deseja, tudo isso na tentativa de enfraquecer os lares. A resposta para isso é nos unirmos em uma batalha em prol do nosso lar. Sim, nos levantarmos em guerra em favor das nossas famílias.

“Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas.” (Neemias 4: 14,NVI)

=============
PARA DISCUTIR
=============
Diante do que aprendemos hoje, qual a importância de Irmos Além no relacionamento com a nossa família?!
Compartilhem entre si quais os maiores desafios nas relações dentro da família.
O que Paulo quis dizer no versículo em que ele afirma: “Aquele que não cuida dos seus familiares é pior que um descrente.” ( Timóteo5:8)

Incentive a reflexão. Coloque o grupo para pensar.

O que muda em nossa família quando decidirmos aceitá-la como ela realmente é?!
O que significa aceitar, mas não apoiar as atitudes erradas de umfamiliar?!
Qual a necessidade do perdão dentro de uma família?! O que significa: “Consagrar sua família a Deus.”?!

Comece a compartilhar. Escolha perguntas que criem abertura e partilha.

Compartilhe com o grupo a reação da sua família, quando em vez de brigar você decidiu aceitar os seus familiares como são, enquanto Deus ostransforma.
Compartilhe com o grupo algum testemunho relacionado ao perdão em sua casa.
Compartilhe também como você tem consagrado a sua família a Deus e se você já tem visto alguma diferença depois que começou a fazer isso.

Faça algo! Comprometa-se com um passo prático!

NESSE ANO, DECIDA IR ALÉM EM SUA FAMÍLIA:
Definindo claramente seus maiores desafios em sua família, os seus relacionamentos mais difíceis e decida aceitá-los com amor e graça;
Escolha perdoar questões do passado, resolver brigas e, quem sabe, até retomar um relacionamento que está distante em sua família;
Decida pagar o preço da consagração, oração e jejuns pela sua família e creia que, ainda esse ano, você poderá declarar, já com sua família salva: “PORÉM EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.” (Josué 24:15)
E Lembre-se sempre que: “Nenhum sucesso na vida, compensa o fracasso do lar!”
ESTUDO DA PALAVRA - 10/02/2018
Série de Mensagens: IR ALÉM - parte 3

NO RELACIONAMENTO COM A IGREJA


Estamos encerrando a nossa série IR ALÉM, onde aprendemos a nos aprofundar no relacionamento com Deus, com o nosso “Eu”, com a nossa família, e hoje é dia de nos comprometermos no relacionamento com a nossa igreja local.

“Escrevo estas coisas, embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” (I Timóteo 3:14 e15)

A igreja é e sempre será uma das maiores criações de Deus. Para você ter noção, sem ela seria impossível o avanço do Reino de Deus na terra. Falar sobre a igreja é falar sobre o próprio Jesus, é falar do ‘seu corpo’. Portanto, ‘ir além’ com a igreja é comprometer-se com o que é mais importante para Deus.

Paulo é muito claro ao dizer que a Igreja não é a verdade, Jesus é a verdade. Mas a Igreja é a coluna e o fundamento que sustenta essa verdade na terra. E se fazemos parte disso, precisamos, com responsabilidade, aprender a conjugar e a praticar três verbos esse ano: Pertencer, Servir e Compartilhar.

PERTENCER

Vivemos em uma sociedade que muito usufrui, mas pouco se compromete. Infelizmente, a realidade na Igreja não é tão diferente. Muitos visitam e frequentam, mas nem todos ainda entenderam a necessidade e a importância de PERTENCER.

E fazer da Igreja a sua casa é uma decisão importantíssima. Você que já frequenta a igreja há bastante tempo, já fez sua decisão de seguir Jesus, já tem desfrutado da caminhada com Cristo na sua própria vida e na sua família, o que lhe impede de se envolver na igreja? O que lhe impede de fazer da igreja a sua casa? O que está faltando? Receio de que? Você vai viver nessa mentalidade de ‘ficar na minha’? Experiências negativas vivenciadas no passado em outras igrejas? Qual será a sua real desculpa? Por que não começar esse ano diferente?

Estar na igreja é estar ‘no corpo de Cristo’ através do relacionamento com pessoas. Estar na igreja é uma questão de sobrevivência, saúde e proteção. Ficar fora da igreja é estar fora do corpo, e um membro fora do corpo, com pouco tempo, morre, apodrece!

Observe o que a Palavra de Deus ensina sobre PERTENCER à igreja:

“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.” (I Coríntios 12: 27, NVI)

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10: 25, NVI)

“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” (Lucas 4: 16, NVI)

Na Videira, afirmamos que alguém PERTENCE à Igreja apenas quando ela: está envolvida em um GC, faz os cursos: Fundamentos, Conheça sua bíblia, ONE, Casados para Sempre, Pais para toda a vida etc. Enfim, temos muitas formas de você se sentir parte dessa casa e nela sempre haverá um lugar especial para você. Somos uma família bem grande e amamos cuidar de pessoas.

SERVIR

E a segunda decisão, também muito importante, é servir na igreja. Servir é uma cultura da nossa igreja e não se trata de “doar coisas”, mas de “doar a si mesmo”, amando pessoas e seguindo a natureza de Jesus que era AMAR E SERVIR.

Acredito que quando aprendemos a servirna igreja passamos a servir em qualquer lugar, seja em casa, no trabalho, na comunidade e quantas pessoas Deus colocar na nossa frente. Portanto, servimos não com o que temos, mas principalmente com o que somos. Às vezes, não temos os recursos necessários, mas temos os dons e os talentos que nos ajudarão a contribuir na vida de outras pessoas.

“Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu deixei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13: 14, 15 e17)

Quem sabe 2018 não seja o ano em que Deus vai lhe usar para alcançar muitas vidas através do seu coração generoso. Quem sabe Deus não está esperando a sua atitude de se colocar a disposição do reino dEle. Porque não fazer da sua vida, sua família, seus dons e talentos, sua empresa, sua profissão, instrumentos para amar a sua igreja, servindo pessoas.

A pergunta certa não está pela procura do lugar para servir, e sim a quem servir!

COMPARTILHAR

E a terceira forma de IR ALÉM como Igreja é COMPARTILHAR o amor de Deus que vivemos aqui em outros ambientes que você convive e ser um canal de propagação do evangelho de Jesus. É em resumo: evangelizar, comunicar as boas notícias do reino de Deus. Levar esperança de uma vida melhor e de uma eternidade garantida. E isso, usando como exemplo a sua própria vida.

“Permitam-me dizer por que vocês estão aqui. Vocês estão aqui para ser o sal que traz o sabor divino à terra. Se perderem a capacidade de salgar, como as pessoas poderão sentir o tempero da vida dedicada a Deus? Vocês não terão mais utilidade e acabarão no lixo. Há uma outra maneira de dizer a mesma coisa: vocês estão aqui para ser luz, para trazer as cores de Deus ao mundo. Deus não é um segredo a ser guardado. Vamos torná-lo público, tão público quanto uma cidade num plano elevado. Se faço de vocês portadores da luz, não pensem que é para escondê-los debaixo de um balde virado. Quero posicioná-los onde todos possam vê-los. Agora que estão no alto do morro, onde todos conseguem enxergá-los,tratem de brilhar!” (Mateus5:13,14e16,MSG)

Igreja é o lugar ideal para inspirar, ensinar, capacitar e empoderar as pessoas para serem relevantes na sociedade. Nosso mundo está perdido, sem esperança, sem noção de valores. Famílias sendo destruídas, pessoas se perdendo e sem rumo, totalmente sem propósito de viver. Corrupção tornando-se normal em todas as camadas da sociedade. Sem falar na violência dentro e fora das pessoas. Todavia, há uma esperança, e esta se encontra na igreja. Nós podemos ser os canais de Deus para a transformação dessa sociedade. Deus quer nos usar para que as pessoas ao nosso redor sejam transformadas pelo poder do evangelho de Jesus.

Igreja não é o caminho, Jesus é o caminho, mas fora da igreja muita gente já se perdeu na jornada em decorrência da solidão!

Igreja não é a verdade, Jesus é a verdade, mas muita gente fora da igreja já se perdeu no engano do mundo!

Igreja não é a vida, Jesus é a vida, mas muita gente fora da igreja tem morrido espiritualmente!

Igreja não é ‘fim’, é ‘meio’, e que ‘meio’ divino é a igreja!

==============
PARA DISCUTIR
==============
Diante do que aprendemos hoje, qual a importância de Irmos Além no relacionamento com a nossa Igreja?!
O que a Igreja representava para Paulo e representa até hoje em nossa sociedade?!
Quais os perigos de não se ter uma Igreja local?!

Incentive a reflexão. Coloqueo grupo para pensar.

O que significa PERTENCER a Igreja?
Na Videira, quais as atitudes que comprovam que alguém “PERTENCE” a nossa igreja?!
Qual a importância de SERVIR em sua igreja local e na vida?! Qual a Melhor forma de COMPARTILHAR o que Deus tem feito em nossa Igreja?!

Comece a compartilhar. Escolha perguntas que criem abertura e partilha.

Compartilhe com o grupo em quais áreas da sua vida “Pertencer” a Igreja lhe afeta diretamente.
Compartilhe em qual área da Igreja você serve e o que sente ao servir.
Compartilhe, também, qual sua estratégia para compartilhar o amor de Deus em sua família, trabalho e com seus amigos.

Faça algo! Comprometa-se com um passo prático!

Diante do que vivemos nessa série, decida IR ALÉM em 2018: IR ALÉM EM SEU RELACIONAMENTO COM DEUS, CONHECENDO O CORAÇÃO DO PAI E A SUA VONTADE;
IR ALÉM NO RELACIONAMENTO COM O SEU EU, CUIDANDO DO SEU ESPÍRITO, ALMA E CORPO;
IR ALÉM NO RELACIONAMENTO COM SUA FAMÍLIA, AMANDO, ACEITANDO, PERDOANDO E CONSAGRANDO TODOS SEUS FAMÍLIARES A DEUS;
IR ALÉM NO RELACIONAMENTO COM A IGREJA, PERTENCENDO, SERVINDO E COMPARTILHANDO TUDO QUE DEUS TEM FEITO.

Que Deus Abençoe a todos!!!