YouVersion Logo
Search Icon

Igreja Batista Betel

O CRISTÃO E AS EMOÇÕES (Seminário Espiritualidade Emocionalmente Saudável)

Estudo preparado pelo Pastor Guiherme de Amorim Ávilla Gimenez para o Seminário Espiritualidade Emocionalmente Saudável acontecido na Igreja Batista Betel em 30 de Julho de 2017.

Locations & Times

IGREJA BATISTA BETEL

R. Alfredo Pujol, 242 - Santana, São Paulo - SP, Brasil

Sunday 8:00 AM

O CRISTÃO E AS EMOÇÕES
Guilherme de Amorim Ávilla Gimenez – 30 de Julho de 2017

“...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10)

“A saúde emocional faz parte do plano de Deus para nossa vida. A vida abundante em Cristo inclui nossas emoções, vividas de uma maneira que glorifica o nome de Deus” (Guilherme Gimenez).

FATOS:
- Há cristãos que já dominam o conhecimento Bíblico e são fieis à sã doutrina, porém não conseguem ter uma vida emocional equilibrada e sadia;
- Há cristãos que não glorificam a Deus com sua vida emocional. Seus pecados giram em torno das suas emoções;
- Para não tratar de suas emoções muitos cristãos se escondem atrás da religiosidade, seja do fanatismo, seja da superficialidade.
POR QUE ALGUNS CRISTÃOS NÃO VALORIZAM AS EMOÇOES?
1 – Preconceito
2 – Ignorância
3 – Teologia Preconceituosa
JESUS CRISTO TINHA EMOÇÕES
Em sua humanidade, Jesus demonstrou ter emoções.

- Sentia tristeza e angústia – “Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se” (Mateus 26:37)
- Sentia alegria “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João 15:11)
- Sentia indignação ou ira - “Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: "Estenda a mão". Ele a estendeu, e ela foi restaurada” (Marcos 3:5)
- Sentia aflição – “Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado” (Marcos 14:33)
- Se comovia e chorava – “Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. "Onde o colocaram? ", perguntou ele. "Vem e vê, Senhor", responderam eles.
Jesus chorou. Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava!” (João 11:33-36)
- Era dócil – “O povo também estava trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isto, os discípulos repreendiam os que as tinham trazido.
Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas” (Lucas 18:15,16).

“Jesus Cristo teve emoções fortes como nós, contudo ele não pecou. Jesus é nosso exemplo vivo de que podemos ter uma vida emocional sadia e que glorifica o nome de Deus” (Guilherme Gimenez).
QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA LIDARMOS DE MANEIRA SADIA COM AS EMOÇÕES
1. Descontrole emocional.
2. Incapacidade de expressão emocional.
3. Dificuldade para lidar com as emoções dos outros.


COMO JESUS LIDAVA COM SUAS EMOÇÕES
a) Jesus não reprimia as emoções

b) Jesus não agia dominado pela emoção.


O ESPÍRITO SANTO, NOSSO AJUDADOR
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22,23)

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5:19-21).

SOMOS DISCÍPULOS DE JESUS
O imitemos também em nossas emoções. Busquemos Nele a plenitude espiritual que abrange nossas emoções e nos levam a glorificar o nome de Deus em tudo, inclusive em nossa vida emocional.