YouVersion Logo
Search Icon

Gênesis 2

2
1Assim, foram concluídos os céus e a terra e tudo o que neles há.#2.1 Hebraico: e todo o seu exército.
2No sétimo dia, Deus já havia concluído o trabalho que realizara; assim, nesse dia, descansou de todo o seu trabalho. 3Então, Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque foi nesse dia que ele descansou de todo o trabalho que realizara.
O homem e a mulher
4Este é o registro das origens#2.4 Hebraico: Estas são as gerações. dos céus e da terra, quando foram criados, no tempo em que o Senhor Deus fez a terra e os céus.
5Ainda não havia nenhum arbusto no campo, e nenhuma planta havia brotado, porque o Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para cultivar o solo. 6Contudo, uma fonte fluía#2.6 Ou uma névoa subia. da terra que irrigava toda a superfície do solo. 7Então, o Senhor Deus formou o homem#2.7 Os termos homem e Adão (adam) assemelham‑se à palavra terra (adamá) em hebraico. do pó da terra e soprou‑lhe nas narinas o fôlego de vida, e o ser humano se tornou um ser vivente.
8O Senhor Deus plantou um jardim no Éden, a leste, e ali pôs o ser humano que formou. 9Então, o Senhor Deus fez brotar do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. No meio do jardim, estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10Um rio fluía do Éden para irrigar o jardim e de lá se dividia em quatro braços. 11O nome do primeiro é Pisom. Ele circunda toda a terra de Havilá, onde existe ouro. 12O ouro daquela terra é excelente; lá também estão o bdélio e a pedra de ônix. 13O nome do segundo é Giom. Ele circunda toda a terra de Cuxe. 14O nome do terceiro é Tigre. Ele corre a leste de Assur. O quarto rio é o Eufrates.
15O Senhor Deus tomou o homem e o pôs no jardim do Éden para cultivá‑lo e guardá‑lo. 16E o Senhor Deus ordenou ao homem:
― Coma livremente de qualquer árvore do jardim. 17Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque, no dia em que comer dela, certamente você morrerá.
18Então, o Senhor Deus disse:
― Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma aliada que lhe seja semelhante.#2.18 Ou uma auxiliadora que lhe corresponda; também no versículo 20.
19Então, o Senhor Deus formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu e os trouxe ao homem para ver como os designaria; o nome dado pelo homem a cada ser vivo seria o seu nome. 20Assim, o homem deu nomes a todos os animais de rebanho, às aves do céu e a todos os animais do campo. Contudo, não se encontrava para o homem#2.20 Ou Adão. uma aliada semelhante a ele.
21Então, o Senhor Deus fez o homem cair em um sono profundo e, enquanto este dormia, tirou‑lhe uma das costelas,#2.21 Ou tirou‑lhe parte de um dos lados do homem; também no versículo 22. fechando o lugar com carne. 22Da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. 23Então, o homem disse:
“Esta, por fim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada ‘mulher’,
porque do homem#2.23 Os termos homem (ish) e mulher (ishá) formam um jogo de palavras em hebraico. foi tirada”.
24Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
25O homem e a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha.

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy