YouVersion Logo
Search Icon

Jeremias 38

38
Jeremias é lançado no calabouço
1Ouviu, pois, Sefatias, filho de Matã, e Gedalias, filho de Pasur, #Jr 21.1; 37.3e Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, as palavras que anunciava Jeremias a todo o povo, dizendo: 2Assim diz o Senhor: #Jr 21.9Aquele que ficar nesta cidade morrerá à espada, à fome e de pestilência; mas quem for para os caldeus viverá; porque a sua alma lhe será por despojo, e viverá. 3Assim diz o Senhor: #Jr 21.10; 32.3Esta cidade, infalivelmente, será entregue nas mãos do exército do rei da Babilônia, e ele a tomará. 4E disseram os príncipes ao rei: #Jr 26.11Morra este homem, visto que ele, assim, enfraquece as mãos dos homens de guerra que restam nesta cidade e as mãos de todo o povo, dizendo-lhes tais palavras; porque este homem não busca a paz para este povo, senão o mal. 5E disse o rei Zedequias: Eis que ele está na vossa mão, porque o rei nada pode contra vós. 6Então, tomaram #Jr 37.21Jeremias e o lançaram no calabouço de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram Jeremias com cordas; mas, no calabouço, não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama.
7Ouviu, pois, #Jr 39.16Ebede-Meleque, o etíope, um eunuco que, então, estava na casa do rei, que tinham metido a Jeremias no calabouço. Estava, porém, o rei assentado à Porta de Benjamim. 8Logo, Ebede-Meleque saiu da casa do rei e falou ao rei, dizendo: 9Ó rei, senhor meu, agiram mal estes homens em tudo quanto fizeram a Jeremias, o profeta, lançando-o no calabouço; decerto, morreria de fome no lugar onde se acha, pois não mais pão na cidade. 10Então, deu ordem o rei a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Toma contigo daqui trinta homens e tira Jeremias, o profeta, do calabouço, antes que morra. 11E tomou Ebede-Meleque os homens consigo, e foi à casa do rei, por debaixo da tesouraria, e tomou dali uns trapos velhos e rotos e roupas velhas em bocados, e desceu-os a Jeremias, no calabouço, por meio de cordas. 12E disse Ebede-Meleque, o etíope, a Jeremias: Põe, agora, estes trapos velhos e rotos, apodrecidos, nas covas dos teus braços, por debaixo das cordas. E Jeremias o fez assim. 13E puxaram #Jr 38.6a Jeremias com as cordas e o tiraram do calabouço; #Jr 37.21e ficou Jeremias no átrio da guarda.
14Então, enviou o rei Zedequias e fez vir à sua presença Jeremias, o profeta, à terceira entrada, que estava na Casa do Senhor; e disse o rei a Jeremias: Pergunto-te uma coisa; não me encubras nada. 15Disse Jeremias a Zedequias: Se eu ta declarar, com certeza, não me matarás? E, aconselhando-te eu, ouvir-me-ás? 16Então, jurou o rei Zedequias a Jeremias, em segredo, dizendo: Vive o Senhor, que nos fez esta alma, que não te matarei, nem te entregarei nas mãos destes homens que procuram a tua morte.
17Então, Jeremias disse a Zedequias: Assim diz o Senhor, Deus dos Exércitos, Deus de Israel: #2Rs 24.12; Jr 39.3Se, voluntariamente, saíres, aos príncipes do rei da Babilônia, então, viverá a tua alma, e esta cidade não será queimada, e viverás tu e a tua casa. 18Mas, se não saíres aos príncipes do rei da Babilônia, então, será entregue esta cidade nas mãos dos caldeus, e eles a queimarão, #Jr 32.4; 34.3; 38.23e tu não escaparás das mãos deles. 19Então, disse o rei Zedequias a Jeremias: Receio-me dos judeus que se passaram para os caldeus; #1Sm 31.4que me entreguem nas suas mãos e escarneçam de mim. 20Disse Jeremias: Não te entregarão; ouve, te peço, a voz do Senhor, conforme a qual eu te falo; e bem te irá, e viverá a tua alma. 21Mas, se tu não quiseres sair, esta é a palavra que me mostrou o Senhor. 22Eis que todas as mulheres que ficaram na casa do rei de Judá serão levadas aos príncipes do rei da Babilônia, e elas mesmas dirão: Os teus pacificadores te incitaram e prevaleceram contra ti; e, agora, que se atolaram os teus pés na lama, eles voltaram atrás. 23Assim, a todas as tuas mulheres e a teus filhos #Jr 38.18; 39.6; 41.10levarão aos caldeus, e tu não escaparás das suas mãos; antes, pela mão do rei da Babilônia, serás preso, e esta cidade ele queimará.
24Então, disse Zedequias a Jeremias: Ninguém saiba estas palavras, e não morrerás. 25E, quando os príncipes, ouvindo que falei contigo, vierem a ti e te disserem: Declara-nos, agora, o que disseste ao rei; não no-lo encubras, e não te mataremos; e disserem também: Que te disse o rei? 26Então, lhes dirás: #Jr 37.15,21Eu lancei a minha súplica diante do rei, para que não me fizesse tornar à casa de Jônatas, para morrer ali. 27Vindo, pois, todos os príncipes a Jeremias e interrogando-o, declarou-lhes conforme todas as palavras que o rei lhe havia ordenado; e o deixaram, porque não se revelou o negócio. 28E ficou Jeremias #Jr 37.20; 39.14no átrio da guarda até o dia em que foi tomada Jerusalém e ainda ali estava quando foi tomada Jerusalém.

Currently Selected:

Jeremias 38: ARC

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy