Carta aos Hebreus 12
VFL
12
Devemos imitar o exemplo de Cristo
1E quanto a nós, temos esta grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, vamos pôr de lado tudo o que nos atrapalha, o pecado que nos amarra, e vamos correr com perseverança a corrida que está à nossa frente.2Vamos fixar os nossos olhos em Jesus, que é a fonte da nossa fé e é quem a torna completa. Ele, em troca da alegria que lhe tinha sido oferecida, suportou a cruz, sem fazer caso da humilhação que sofreu. E agora Ele está sentado à direita do trono de Deus.3Portanto, pensem em Jesus, que suportou tão grande oposição dos pecadores contra si mesmo, para que assim vocês não fiquem nem cansados nem desanimados.
Deus é como um pai que castiga seus filhos
4Na luta de vocês contra o pecado, vocês ainda não tiveram que combater até a morte.5Será que vocês já se esqueceram das palavras de encorajamento que lhes foram dirigidas como a filhos? As Escrituras#Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento. dizem:
“Meu filho, não despreze a correção que vem do Senhor,
nem fique desanimado quando você for reprovado por Ele;
6pois o Senhor repreende a quem ama
e castiga todo aquele a quem Ele aceita como filho”.
7Suportem o sofrimento como se fosse o castigo dado por um pai, porque o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido por seu pai? Claro que não!8Se vocês não forem disciplinados assim como todos os filhos de Deus o são, então vocês não são filhos verdadeiros, mas sim filhos ilegítimos.9Além disso, todos nós tínhamos os nossos pais humanos, os quais nos disciplinavam e nós os respeitávamos. Assim, devemos obedecer muito mais ao Pai dos espíritos e, então, viveremos!10Nossos pais nos disciplinaram por pouco tempo, da maneira que eles achavam que era melhor. Deus, porém, nos disciplina para o nosso bem, a fim de podermos participar da sua santidade.11De fato, toda disciplina no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza. Mais tarde, entretanto, depois de termos aprendido mediante a disciplina, temos uma vida de justiça e de paz.
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem
12Portanto, restabeleçam as suas mãos cansadas, fortaleçam os seus joelhos fracos13e andem por caminhos retos. Dessa forma, aquele que é manco não terá mais fraqueza em seus pés, mas sim, ficará curado.
14Esforcem-se para viver em paz com todos e ter uma vida santa; pois sem a santidade ninguém verá o Senhor.15Tenham cuidado para que ninguém falhe em alcançar a graça#graça A bondade divina. de Deus. Tenham cuidado para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce, causa danos, e prejudica a muitos.16E tomem cuidado também para que ninguém seja sexualmente imoral ou não tenha respeito pelas coisas sagradas, como Esaú, que por um prato de comida vendeu os seus direitos de filho mais velho.17Depois, como vocês sabem, ele quis receber a bênção do pai. Mas foi rejeitado, pois não encontrou um modo de mudar o que ele havia feito, embora tivesse procurado fazer isso até com lágrimas.
18Vocês não vieram para perto do monte que se podia tocar e que estava pegando fogo, assim como o povo de Israel#Israel A nação judaica; mas também é usado referindo-se a todo o povo de Deus. veio. Vocês não vieram para a escuridão ou para as trevas ou para a tempestade.19Vocês também não vieram para o som da trombeta ou para o som de uma voz, pois todos os que ouviam o que a voz dizia imploravam para que ela não lhes falasse mais.20Eles tinham feito isso pois não podiam mais suportar o que lhes era ordenado, isto é: “Todo aquele que tocar no monte deve ser apedrejado, mesmo que seja um animal”#“Todo aquele … um animal” 12.20 Citação de Êxodo 19.12-13..21Na verdade, o espetáculo era tão horrível que Moisés disse: “Estou tremendo de medo”#“Estou tremendo de medo” 12.21 Citação de Deuteronômio 9.19..
22Mas vocês chegaram ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, que é a Jerusalém celestial com seus milhares de anjos. Vocês vieram para a alegre23reunião dos primogênitos#primogênitos Os primeiros (mais velhos) filhos das famílias. Dentro da família judaica, o primogênito recebia o lugar de destaque e também recebia bênçãos especiais. É assim que os filhos de Deus são considerados primogênitos. de Deus, cujos nomes estão escritos no céu. Vocês vieram para Deus, o Juiz de todos, para os espíritos dos justos que foram aperfeiçoados,24para Jesus, que é o Mediador#Mediador Aquele que serve como um intermediário. da nova aliança#aliança Acordo (pacto, contrato) que Deus faz com seu povo., e para o sangue que os purifica e promete coisas muito melhores que o sangue de Abel#Abel Filho de Adão e Eva, que foi assassinado pelo seu irmão Caim..
25Tenham cuidado e não se recusem a ouvir aquele que fala. As pessoas que se recusaram a ouvir as advertências de Deus aqui na terra, não escaparam. Por isso, muito menos escaparemos nós, se rejeitarmos as advertências que recebermos do céu.26Naquele tempo a voz de Deus fez estremecer a terra; agora, porém, Ele promete, dizendo: “Ainda mais uma vez Eu farei estremecer não somente a terra, mas também o céu”#“Ainda mais … céu” 12.26 Citação de Ageu 2.6..27As palavras “ainda mais uma vez” mostram bem que as coisas criadas serão abaladas e destruídas, para que as que não podem ser abaladas continuem como estão.
28Portanto, desde que estamos recebendo um reino que não pode ser abalado, devemos estar agradecidos e adorar a Deus da maneira que lhe seja agradável, com respeito e temor,29pois o nosso Deus é como um fogo destruidor.