YouVersion Logo
Search Icon

Ezequiel 48

48
Repartição da terra entre as tribos de Israel
1— Estes são os nomes das tribos desde o extremo norte, indo pelo caminho a Hetlom e Hazer-Enom (que limita com Damasco e Hamate ao norte). A terra desde a fronteira leste até a oeste foi designada a Dã.
2— Fazendo fronteira com Dã, desde o leste até o oeste, está o território de Aser.
3— Fazendo fronteira com Aser, desde o leste até o oeste, está o território de Naftali.
4— Fazendo fronteira com Naftali, desde o leste até o oeste, está o território de Manassés.
5— Fazendo fronteira com Manassés, desde o leste até o oeste, está o território de Efraim.
6— Fazendo fronteira com Efraim, desde o leste até o oeste, está o território de Rúben.
7— Fazendo fronteira com Rúben, desde o leste até o oeste, está o território de Judá.
A parte da terra consagrada ao Senhor
8— Fazendo fronteira com Judá, desde o leste até o oeste, está o território que será reservado para dedicá-lo ao SENHOR, o qual mede 12.500 metros de largura de norte a sul, com o mesmo comprimento que os territórios das tribos têm, desde o leste até o oeste. O templo estará no meio. 9O território que será reservado para dedicá-lo ao SENHOR medirá 12.500 metros de comprimento por cinco mil metros de largura. 10Estas são as porções sagradas dos sacerdotes: 12.500 metros em direção ao norte, 5.000 metros de largura em direção ao este, 5.000 metros em direção ao sul, com um comprimento de 12.500 metros. O templo do SENHOR estará no meio. 11Essa região será para os sacerdotes que forem descendentes santos de Zadoque e que permaneceram fiéis ao serviço que designei para eles e que não se afastaram com o resto do povo de Israel, quando os demais levitas se afastaram de mim. 12Portanto, os sacerdotes receberão uma parte da terra santíssima que limita com a terra dos levitas. 13A área dos levitas estará junto à área dos sacerdotes: 12.500 metros de comprimento por 5.000 metros de largura. A largura total é de 12.500 metros de comprimento por 5.000 de metros de largura. 14Não se venderá nem se fará troca dessa terra com outra, porque pertence só ao SENHOR.
A parte de uso público
15— Os 2.500 metros por 12.500 metros restantes dessa terra serão considerados de uso comum, um lugar onde o povo poderá habitar, tendo espaço para o pastoreio de animais. No seu centro estará a cidade. 16Suas medidas serão as seguintes: 2.250 metros pelo lado norte, 2.250 metros pelo lado sul, 2.250 metros pelo lado leste e 2.250 pelo lado oeste. 17A área de pastagem que rodeia a cidade será de 125 metros ao norte, 125 metros ao sul, 125 metros ao leste e 125 metros ao oeste. 18O território restante de cada lado da terra sagrada reservada (5.000 metros ao leste e 5.000 metros ao oeste) será usado para dar alimento aos trabalhadores da cidade. 19Os trabalhadores virão de todas as tribos de Israel para servir.
20— Toda a área da reserva será um quadrado de 12.500 metros por cada lado. Ela separará a reserva sagrada de cada lado da cidade.
21— As áreas restantes de cada lado da terra reservada e a propriedade da cidade, paralela às propriedades das tribos, pertencerão ao governante, desde os 12.500 metros de reserva ao oriente até a fronteira e desde os 12.500 metros de reserva ao ocidente até a fronteira. A reserva sagrada e o santuário do templo estarão no meio de esta área. 22Assim a propriedade dos levitas e a propriedade da cidade estarão entre a propriedade do governante, Judá ao norte e Benjamim ao sul.
A terra para as outras tribos
23— As unidades restantes das tribos são: desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma parte para Benjamim.
24— Ao lado de Benjamim, desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma porção para Simeão.
25— Ao lado de Simeão, desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma porção para Issacar.
26— Ao lado de Issacar, desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma porção para Zebulom.
27— Ao lado de Zebulom, desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma porção para Gade.
28— A fronteira ao sul de Gade é a fronteira sul, desde Tamar até as águas de Meribá-Cades e o rio do Egito, até o mar Mediterrâneo.
29— Essa é a terra que será dividida entre as tribos de Israel e seus respectivos territórios. É a decisão do Senhor DEUS.
As portas da cidade
30-31— Esta é a descrição da cidade. As portas da cidade terão os nomes das tribos de Israel.
O muro do norte terá 2.250 metros de comprimento. Sobre as três portas do norte: uma terá o nome de Rúben, outra terá o nome de Judá e a outra terá o nome de Levi.
32O muro do leste terá 2.250 metros de comprimento. Sobre as três portas deste muro: uma terá o nome de José, outra terá o nome de Benjamim e a outra terá o nome de Dã.
33O muro do sul terá 2.250 de comprimento. Sobre as três portas deste muro: uma terá o nome de Simeão, outra terá o nome de Issacar e a outra terá o nome de Zebulom.
34O muro do oeste terá 2.250 metros de comprimento. Sobre as três portas deste muro: uma terá o nome de Gade, outra terá o nome de Aser e a outra terá o nome de Naftali.
35O perímetro da cidade será de 9.000 metros. Desde então, o nome da cidade será: “Aqui habita o SENHOR”.

Currently Selected:

Ezequiel 48: VFL

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy