YouVersion Logo
Search Icon

Sofonias 1

1
1Esta é a mensagem do Senhor, entregue a Sofonias, filho de Cuchi, neto de Gedalias, bisneto de Amarias, trineto de Ezequias, durante o reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá.
2“Eu vou arrasar tudo o que existe na terra”, diz o Senhor. “Vou destruí-la completamente.
3Vou destruir os homens e os animais. Até mesmo as aves nos ares e os peixes nas águas serão mortos. Os perversos terão apenas montões de ruínas quando eu exterminar os homens da face da terra, diz o Senhor.
4Eu, com meu próprio punho, esmagarei Judá e Jerusalém e destruirei o restante das pessoas que adoram Baal. Eliminarei os sacerdotes idólatras a ponto de ninguém mais se lembrar deles.
5Acabarei com todos os que sobem aos seus terraços e se inclinam diante do sol, da lua e das estrelas. Eliminarei aqueles que adoram a mim, o Senhor, juram em meu nome, mas fazem o mesmo pelo nome do deus Moloque!#1.5 Ou “Milcom”.
6Eu vou destruir também aqueles que antes adoravam ao Senhor mas já se desviaram dele, que não o buscam nem perguntam por ele.
7Fiquem calados na presença do Soberano, o Senhor, porque o terrível dia de seu julgamento#1.7 Ou “dia do sacrifício do Senhor”. chegou. Ele preparou a derrota de seu povo e escolheu os carrascos de sua gente.
8Nesse dia de julgamento, castigarei os líderes e os príncipes de Judá e todos os que usam roupas estrangeiras.
9Sim, castigarei os que adotam costumes estrangeiros quando me adoram, que roubam e enchem as casas de seus senhores#1.9 Ou “do templo do seu deus”. com lucros desonestos, conseguidos com violência e engano.
10“Naquele dia”, diz o Senhor, “um grito de alarme vai se ouvir da porta dos Peixes.#1.10 Isto é, o portão mais distante de Jerusalém. Haverá gente gritando no bairro novo da cidade e um grande lamento nos altos dos montes.
11Chorem e lamentem de tristeza, moradores da cidade baixa de Jerusalém. Todos os seus comerciantes gananciosos serão completamente destruídos e os que negociam com prata serão arruinados.
12Eu irei procurar, com lanternas, nos becos mais escuros de Jerusalém os que vivem acomodados em seus pecados, indiferentes, pensando assim: ‘O Senhor não nos incomodará’. Quando achar esses homens, vou castigá-los terrivelmente.
13As propriedades que eles compraram serão roubadas e suas casas reviradas em busca de riquezas. Eles nem chegarão a morar nas novas mansões que construíram. Jamais beberão vinho das vinhas que plantaram.
14“Esse grande dia do Senhor está muito perto! Vai chegar muito depressa. O dia do Senhor será terrível; até os homens fortes e valentes chorarão amargamente!
15Será um dia em que a ira do Senhor vai ser derramada. Um dia de terrível angústia e sofrimento, um dia de ruína e desolação, de escuridão e de nuvens sombrias.
16É um dia de trombetas de guerra soando e gritos de batalha. Caem as cidades cercadas de muros e as fortalezas mais poderosas!
17Eu farei com que os homens fiquem tão indefesos como um cego que procura achar o seu caminho, porque eles pecaram contra o Senhor. Por causa disso, o sangue deles será derramado no pó, e seus corpos apodrecerão no solo.
18A sua prata e o seu ouro não terão nenhum valor no dia da ira do Senhor para comprarem a sua liberdade. Toda a terra será devorada pelo fogo do zelo do Senhor. Ele acabará rapidamente com todos os moradores da terra”.

Currently Selected:

Sofonias 1: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy