YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 8

8
1Grandes multidões seguiram a Jesus quando ele desceu a encosta do monte.
2Um leproso se aproximou. Ajoelhou-se diante dele para adorá-lo. “Senhor”, suplicou o leproso, “se o Senhor quiser, pode curar-me”.
3Jesus estendeu a mão e tocou no homem. “Eu quero”, disse ele, “fique curado”.#8.3 Ou “seja purificado”. E na mesma hora a lepra desapareceu.
4Então Jesus lhe disse: “Não conte a ninguém; vá diretamente ao sacerdote para ser examinado, e leve com você a oferta exigida pela lei de Moisés aos leprosos que são curados — um testemunho público da sua cura”.
5Quando Jesus chegou a Cafarnaum, um capitão do exército romano#8.5 Ou “centurião”, isto é, oficial sobre cem soldados. veio e suplicou-lhe ajuda: 6“Senhor, meu servo está em casa de cama, paralítico e sofrendo muitas dores”.
7Jesus lhe disse: “Eu vou curá-lo”.
8Então o oficial disse: “Eu não sou digno de que o Senhor entre em minha casa. Se apenas ficar aqui e disser: ‘Seja curado’, o meu servo ficará bem! 9Eu sei disso, porque também obedeço às ordens dos meus superiores, e tenho autoridade sobre os meus soldados. Quando digo a um deles: ‘Vá’, ele vai; e a outro: ‘Venha’, ele vem; e ao meu servo: ‘Faça isto ou aquilo’, ele faz. Por isso sei que o Senhor tem autoridade para dizer à doença dele que saia, e ela sairá!”
10Jesus ficou maravilhado! Voltando-se para a multidão, disse: “Eu ainda não vi uma fé assim em toda a terra de Israel! 11E eu digo isto a vocês: Muitos que não são judeus virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaque e Jacó. 12E muitos israelitas serão lançados para fora, na escuridão, no lugar de choro e ranger de dentes”.
13Então Jesus disse ao oficial romano: “Vá para casa. Aquilo em que você tinha fé, já aconteceu!” E o rapaz foi curado naquela mesma hora!
14Quando Jesus chegou à casa de Pedro, a sogra de Pedro estava de cama com febre. 15Mas quando Jesus pegou na mão dela, a febre passou, ela se levantou e começou a servi-los!
16Naquela tarde foram trazidas a Jesus diversas pessoas endemoninhadas;#8.16 Ou “possessas de demônios”. e quando ele falava apenas uma palavra, todos os demônios eram expulsos, e todos os doentes eram curados. 17Isso cumpriu a profecia de Isaías:
“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, ele mesmo carregou as nossas doenças”.#8.17 Is 53.4.
18Quando Jesus viu a multidão ao seu redor, deu ordens a seus discípulos para atravessar para o outro lado do mar. 19Nesse exato momento um dos mestres da lei disse a ele: “Mestre, eu seguirei o Senhor aonde quer que for!”
20Mas Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os passarinhos têm ninhos, porém, o Filho do Homem não tem um lugar para repousar a sua cabeça”.
21Um outro discípulo disse: “Senhor, deixe-me primeiro ir enterrar meu pai”.
22Mas Jesus lhe disse: “Siga-me agora! Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”.
23Então ele entrou num barco e começou a atravessar o mar com seus discípulos. 24De repente levantou-se uma terrível tempestade, de tal maneira que as ondas começaram a inundar o barco. Mas Jesus estava dormindo. 25Os discípulos foram acordar Jesus, gritando: “Senhor, salve-nos! Estamos afundando!”
26Mas Jesus respondeu: “Ó homens de tão pouca fé! Por que vocês estão com tanto medo?” Então ele se levantou, repreendeu o vento e as ondas, e a tempestade passou e tudo ficou calmo! 27Os discípulos ficaram admirados! “Quem é este”, perguntavam uns aos outros, “que até mesmo os ventos e o mar lhe obedecem?”
28Quando eles chegaram ao outro lado do lago, na região dos gadarenos, dois homens endemoninhados foram ao encontro dele. Viviam num cemitério e eram tão violentos que ninguém podia passar por aquela região.
29Eles começaram a gritar para ele: “Que quer conosco, ó Filho de Deus? O Senhor veio aqui para nos atormentar antes do tempo”.
30Uma manada de porcos estava pastando à distância; 31então os demônios suplicaram: “Se nos expulsar, mande-nos para aquela manada de porcos”.
32“Está bem”, disse-lhes Jesus. “Vão”. Eles saíram dos homens e entraram nos porcos, e a manada inteira jogou-se precipício abaixo e afogou-se no mar. 33Os que cuidavam da manada fugiram para a cidade, contando a história do que tinha acontecido. 34E a população toda veio correndo para ver Jesus e suplicar-lhe que fosse embora e deixasse todos em paz.

Currently Selected:

Mateus 8: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy