YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 6

6
1“Cuidado! Não pratiquem suas boas obras publicamente, para serem admirados, porque assim vocês não receberão nenhuma recompensa do seu Pai celestial.
2“Quando derem esmola, não fiquem contando a todo mundo a respeito disso, como fazem os hipócritas — tocando trombetas nas sinagogas e nas ruas, chamando atenção para os seus atos de caridade! Verdadeiramente eu digo: Eles já receberam toda a sua recompensa. 3Mas quando vocês fizerem um favor a alguém, façam-no secretamente — não contem à sua mão esquerda aquilo que a sua mão direita está fazendo. 4Prestem a sua ajuda em segredo, e o seu Pai, que conhece todos os segredos, recompensará vocês.
5“Quando orarem, não sejam como os hipócritas,#6.5 Ou “fingidos”. que oram publicamente nas esquinas das ruas e nas sinagogas, para todo mundo ver. Verdadeiramente, essa é toda a recompensa que eles receberão. 6Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta atrás de você, e ore ao seu Pai que está em secreto; e seu Pai, que conhece os seus segredos, recompensará você.
7“Não fiquem recitando sempre a mesma oração, como fazem os pagãos, que pensam que as orações repetitivas é que são eficientes. 8Não sejam iguais a eles. Lembrem-se: seu Pai sabe exatamente o que vocês precisam, até mesmo antes que vocês peçam a ele! 9Orem desta maneira:
“ ‘Nosso Pai do céu, seja santificado o seu nome.
10Venha o seu reino.
Que a sua vontade seja feita aqui na terra, como é feita no céu.
11Dê-nos hoje, novamente, o nosso alimento.
12Perdoe-nos as nossas ofensas, tal como nós temos perdoado aqueles que nos ofenderam.
13Não nos deixe cair em tentação, mas livre-nos do Maligno. Amém!’#6.13 Alguns manuscritos antigos acrescentam: “Pois seu é o Reino, o poder e a glória, para sempre”.
14“Seu Pai celeste perdoará a vocês se vocês perdoarem àqueles que pecaram contra vocês; 15mas se vocês se recusarem a perdoá-los, o Pai celestial também não perdoará a vocês.
16“Quando jejuarem, não façam isso publicamente como os hipócritas, que procuram parecer abatidos e desarrumados para serem notados pelos outros! Verdadeiramente, essa é a única recompensa que eles terão. 17Mas, quando você estiver jejuando, lave o rosto e penteie o cabelo, 18de tal maneira que ninguém perceba que você está em jejum, e sim apenas o seu Pai que conhece todos os segredos. E ele recompensará você.
19“Não se preocupem em acumular riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. 20Guardem, sim, tesouros preciosos no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam! 21Pois onde estiverem as suas riquezas, lá estará também o seu coração.
22“Os olhos são como uma luz para o corpo. Se os seus olhos forem bons, haverá luz em todo o seu corpo. 23Mas se os seus olhos forem maus, seu corpo estará em profunda escuridão espiritual. E como essa escuridão pode ser terrível!
24“Vocês não podem servir a dois patrões. Porque vocês odiarão um e amarão o outro, ou serão fiéis a um e desprezarão o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.#6.24 No grego: “Mamom”.
25“Portanto, minha palavra é a seguinte: Não fiquem preocupados a respeito de coisas: com a própria vida, quanto ao que comer ou beber, nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? 26Olhem os passarinhos do céu! Eles não se preocupam com a comida; eles não precisam semear, nem colher, ou guardar a comida em depósitos, pois o Pai celeste os alimenta. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? 27Será que com todas as preocupações juntas poderão acrescentar um único momento à vida de vocês?
28“E por que ficar preocupado com a roupa? Olhem os lírios do campo! Eles não trabalham nem tecem. 29No entanto, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles. 30Se Deus cuida tão maravilhosamente das flores, que hoje estão aqui e amanhã já desaparecem, será que ele não vai, com toda a certeza, cuidar de vocês, gente de pequena fé?
31“Portanto não se preocupem de forma alguma com a necessidade de comida ou bebida ou com a roupa. 32Não sejam como os pagãos! Pois eles é que têm intenso interesse nessas coisas. Mas o Pai celeste sabe muito bem que vocês precisam delas. 33Coloquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e ele dará a vocês todas essas coisas.
34“Portanto, não fiquem preocupados com o dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também. Já é suficiente a carga de cada dia.

Currently Selected:

Mateus 6: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy