YouVersion Logo
Search Icon

Joel 1

1
1O Senhor enviou esta mensagem a Joel, filho de Petuel:
2Escutem bem, anciãos! Ouça todo o povo! Já aconteceu alguma coisa assim nos seus dias ou nos dias dos seus antepassados? 3Contem isso a seus filhos; que eles contem a seus filhos e que estes falem sobre isso às gerações seguintes. 4Depois que o gafanhoto cortador deixou de devorar suas plantações, o gafanhoto migrador#1.4 Ou “peregrino”. veio e comeu o que sobrou. Depois dele veio o gafanhoto saltador#1.4 Ou “devastador”. e comeu o que o gafanhoto migrador deixou, e finalmente o gafanhoto devorador comeu o que foi deixado pelo gafanhoto saltador.
5Bêbados, acordem e chorem! Pois todas as uvas foram destruídas e o vinho novo foi tirado de seus lábios. 6Um grande exército invadiu a minha terra. É um exército poderoso que não se pode contar, e seus dentes são tão afiados como os dos leões, e suas presas são como de uma leoa! 7Eles acabaram com as minhas vinhas e arruinaram as minhas figueiras. Arrancaram a casca das figueiras, deixando brancos o tronco e os galhos.
8Chorem de tristeza e fiquem de luto, como a jovem que chora a morte do seu noivo antes do casamento. 9As ofertas de cereais e de vinho#1.9 Ou “ofertas derramadas”. que antes eram levadas ao templo do Senhor foram cortadas; os sacerdotes, servos do Senhor, estão de luto. 10Os campos estão vazios de colheitas. Em toda parte a terra pranteia. O cereal está destruído, o vinho novo e o azeite acabaram.
11Vocês, agricultores, têm toda a razão para estarem abalados e desesperados; e vocês, que plantam uvas, têm toda razão para chorar. Chorem pelo trigo e pela cevada também, porque toda a colheita foi destruída. 12A videira está seca; a figueira também secou; a tâmara e a romeira estão murchando; a macieira e todas as árvores do campo secaram, e por isso toda a alegria murchou no coração dos homens.
13Sacerdotes, vistam-se de pano de saco! Ministros do meu Deus, ajoelhem-se, chorem, a noite toda, em frente do altar! Pois não haverá mais ofertas de cereais e de vinho#1.13 Ou “ofertas derramadas”. no templo do seu Deus. 14Convoquem um jejum; anunciem que vai haver uma reunião solene. Reúnam os mais velhos, todo o povo no templo do Senhor, o seu Deus, e ali orem e clamem ao Senhor.
15Ah! Está chegando o dia do Senhor e o castigo está próximo. A destruição que vem do Deus Todo-poderoso está bem próxima! 16Nossa comida vai desaparecer da nossa frente: toda alegria e satisfação acabarão no templo do nosso Deus. 17As sementes apodrecem no solo; os celeiros e depósitos estão em ruínas; os cereais secaram nos campos. 18O gado muge de fome; os rebanhos andam inquietos, pois não há pasto para eles; até os rebanhos de ovelhas estão morrendo.
19 Senhor, ajude-nos! O fogo destruiu os pastos e queimou todas as árvores do campo. 20Até mesmo os animais selvagens gritam pedindo a sua ajuda porque para eles também não há água. Os córregos secaram e os pastos estão completamente queimados e secos.

Currently Selected:

Joel 1: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy