Oseias 5
NBV-P
5
1“Ouçam isto, sacerdotes e líderes de Israel! Escutem, membros da família real! A sentença é contra vocês porque foram como uma armadilha em Mispá, armaram um rede sobre o monte Tabor, 2e cavaram um poço fundo para o povo cair, em Sitim. Mas não se esqueçam! Eu vou acertar contas com vocês.
3“Conheço seus pecados, Israel! Você me deixou, como uma prostituta abandona seu marido; você é totalmente depravado. 4As coisas que você faz não o deixam voltar a Deus; no fundo do coração de cada israelita existe um espírito de adultério, e por isso não reconhecem o Senhor.
5“O terrível orgulho é que testifica contra Israel no meu tribunal. O peso dos pecados que cometeu vai fazê-lo tropeçar, e Judá também acabará caindo. 6Então, trarão seus rebanhos para sacrificar a Deus, mas já será tarde demais. Eles não encontrarão o Senhor, porque ele se afastou deles, e por isso ficarão sozinhos e abandonados. 7Quebraram a aliança que tinham feito com o Senhor, gerando filhos que não eram dele. Por isso, de repente eles e toda a sua riqueza desaparecerão.
8“Toquem bem alto a trombeta para avisar o povo em Gibeá e em Ramá. Deem o grito de guerra em Bete-Áven. Estejam alertas, ó homens de Benjamim! 9Escute este aviso, Israel: Quando chegar o dia do seu castigo, você acabará em ruína. Entre as tribos de Israel eu anuncio o que acontecerá!
10“Os líderes de Judá são como os que mudam os marcos dos limites da sua terra!#5.10 Ou “se tornaram ladrões da pior espécie”. Por isso, a minha ira cairá sobre eles como uma tempestade de verão. 11Israel será esmagado e quebrado pelo meu castigo, porque está decidido a ir atrás de ídolos. 12Israel será destruído como a traça acaba com um pedaço de pano; farei apodrecer a força de Judá.
13“Quando Israel#5.13 Ou “Efraim”. O autor desse livro prefere usar Efraim — significando Israel — nesse livro. e Judá viram o quanto estavam doentes, Israel voltou-se para a Assíria, e mandou pedir ajuda ao grande rei da Assíria, mas ele não tem condições de curar vocês, nem pode sarar os seus tumores!
14“Partirei Israel e Judá em pedaços, como o leão rasga o animal que matou, e serão levados de sua terra, e espantarei todos os que quiserem ajudá-los. 15Serão abandonados, e voltarei ao meu lugar até que Israel#5.15 Ou “Efraim”. e Judá reconheçam sua culpa e busquem a minha face. Eu sei que em sua aflição eles me procurarão.

Nova Bíblia Viva

Copyright © 2007 por Biblica, Inc.®

Usado com permissão da Biblica, Inc.® Todos os direitos reservados.

Learn More About Nova Bíblia Viva Português