YouVersion Logo
Search Icon

Atos 22

22
1“Irmãos e pais, ouçam-me enquanto apresento a minha defesa”. 2Quando ouviram que ele falava em hebraico, o silêncio foi absoluto.
Então Paulo disse: 3“Eu sou judeu, nascido em Tarso, cidade da Cilícia, mas educado aqui em Jerusalém por Gamaliel, a cujos pés aprendi a seguir muito cuidadosamente as nossas leis e costumes judaicos. Tornei-me muito zeloso honrando a Deus em tudo que fazia, tal como vocês procuraram fazer hoje. 4E andei perseguindo os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo e pondo na prisão tanto homens como mulheres. 5O sumo sacerdote ou qualquer membro do Sinédrio podem testemunhar que isto é verdade. Pois eu pedi cartas deles para seus irmãos em Damasco, com instruções e permissão para prender e trazer a Jerusalém para ser castigado qualquer seguidor de Cristo que encontrasse.
6“Quando estava na estrada, chegando perto de Damasco, por volta do meio-dia, de repente brilhou ao meu redor uma luz muito forte que vinha do céu, 7e eu caí no chão e ouvi uma voz dizer-me: ‘Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo?’
8“ ‘Quem é, Senhor, que está falando comigo?’, perguntei. E ele respondeu: ‘Eu sou Jesus de Nazaré, a quem você está perseguindo’. 9Os homens que estavam comigo viram a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo.
10“E eu perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’
“E o Senhor me disse: ‘Levante-se e entre em Damasco, e lá dirão o que você deve fazer’. 11Eu fiquei cego com a luz intensa, e tive que ser levado para Damasco pelos meus companheiros.
12“Ali, um homem chamado Ananias, fiel na obediência à Lei e muito respeitado por todos os judeus que viviam em Damasco, 13veio a mim, colocou-se ao meu lado e disse: ‘Irmão Saulo, recupere a visão!’ E naquela mesma hora eu pude enxergar!
14“Então ele me disse: ‘O Deus dos nossos antepassados escolheu você para saber a vontade dele, para ver o Justo #22.14 Ou “Servo”.e ouvir as palavras da sua boca. 15Você levará a mensagem dele a toda parte, contando o que tem visto e ouvido. 16E agora, por que demorar? Levante-se e seja batizado, e fique limpo dos seus pecados, invocando o seu nome’.
17“Um dia depois da minha volta a Jerusalém, enquanto estava orando no templo, eu tive uma visão. 18Ouvi o Senhor me dizendo: ‘Ande depressa e deixe Jerusalém, porque o povo daqui não aceitará o seu testemunho a meu respeito’.
19“ ‘Senhor’, eu disse, ‘eles sabem que eu prendia e açoitava em cada sinagoga aqueles que criam no Senhor. 20E quando derramaram o sangue da sua testemunha Estêvão, eu estava lá e concordei — tomando conta das capas que eles colocavam de lado enquanto o apedrejavam’.
21“Então o Senhor me disse: ‘Saia de Jerusalém, porque eu o enviarei para muito longe, para os gentios!’ ”#22.21 Isto é, os não judeus.
22A multidão ouviu Paulo até que chegou a esta palavra e depois gritaram a uma voz: “Fora com esse sujeito! Matem esse homem! Ele não merece viver!”
23Gritavam, atiravam suas capas para cima e jogavam punhados de terra para o ar. 24Então o comandante pôs Paulo para dentro e mandou que fosse açoitado#22.24 Ou “açoitado”. e interrogado. Ele queria descobrir por que a multidão tinha ficado tão furiosa! 25Quando estavam amarrando Paulo para açoitá-lo, ele disse ao centurião que estava ali: “A lei permite a vocês açoitar um cidadão romano sem que ele tenha sido julgado?”
26O centurião foi ao comandante e perguntou: “O que o senhor vai fazer? Este homem é cidadão romano!”
27Com isto o comandante foi perguntar a Paulo: “Diga-me, você é cidadão romano?”
“Sim, de fato sou”, respondeu Paulo.
28“Eu também sou”, disse o comandante, “mas isso me custou muito dinheiro!”
“Mas eu sou cidadão por nascimento!”, disse Paulo.
29Os soldados, que já estavam prontos para interrogá-lo, quando ouviram que Paulo era cidadão romano, saíram rapidamente, e o comandante ficou com medo, por haver dado ordem para que ele fosse amarrado.
30O comandante queria descobrir exatamente por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus. Então, no dia seguinte soltou Paulo e mandou que os sacerdotes principais se reunissem em sessão com todo o Sinédrio. E fez trazer Paulo à presença deles.

Currently Selected:

Atos 22: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy