YouVersion Logo
Search Icon

2 Crônicas 21

21
1Quando Josafá morreu, foi enterrado com os seus antepassados no cemitério dos reis na Cidade de Davi, e o seu filho Jeorão se tornou o novo rei de Judá. 2Seus irmãos — os outros filhos de Josafá — foram os seguintes: Azarias, Jeiel, Zacarias, Azarias, Micael e Sefatias. Todos eles foram filhos de Josafá, rei de Israel.#21.2 Isto é, de Judá, como ocorre com freqüência em 2Crônicas. 3Seu pai tinha dado a cada um deles presentes valiosos em prata, ouro e objetos de valor, e também algumas das cidades fortificadas de Judá. Porém, o reino ele deu a Jeorão, porque este era o seu filho mais velho.
4Mas quando Jeorão se fortaleceu no reino de seu pai, matou à espada todos os seus irmãos e alguns outros líderes de Israel. 5Ele tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém. 6Porém foi tão mau quanto os reis de Israel, como a família de Acabe,#21.6 Pois Jeorão se casou com uma das filhas de Acabe. e durante toda a sua vida ele fez o que era mau aos olhos do Senhor. 7Contudo, o Senhor não quis acabar com os reis da família de Davi, pois ele havia feito uma aliança com Davi, de sempre haver um dos seus descendentes#21.7 Em hebraico “uma lâmpada para ele e seus descendentes”. no trono.
8Nesse tempo, o povo de Edom se revoltou contra Judá, declarando sua independência e escolhendo um rei. 9Jeorão, com todo o exército e todos os seus carros, foi atacar o rei de Edom. Os edomitas cercaram Jeorão e os condutores dos seus carros, mas Jeorão os atacou durante a noite e escapou. 10Até hoje Edom continua independente do poder de Judá.
A cidade de Libna também se revoltou e se tornou independente, porque Jeorão havia deixado o Senhor, o Deus de seus pais. 11Além disso, Jeorão colocou altares idólatras nas montanhas de Judá e guiou o povo de Jerusalém na adoração de imagens,#21.11 No original diz “prostituir-se”. e Judá tornou-se infiel a Deus.
12O profeta Elias enviou então uma carta ao rei, que dizia:
“Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: ‘Você não tem andado nos caminhos de seu pai Josafá, nem nos caminhos do rei Asa, rei de Judá, 13mas sim nos caminhos dos reis de Israel, e tem levado o povo de Jerusalém e de Judá a adorar imagens#21.13 Ou “a se prostituírem na idolatria”. do mesmo modo que nos tempos do rei Acabe. E você chegou a matar os seus próprios irmãos, que eram melhores do que você. 14Por isso o Senhor vai castigar sua nação com uma grande praga. Ela cairá sobre você, seus filhos, suas esposas e tudo quanto você tem. 15Você será atacado de uma doença intestinal muito grave, que irá piorar cada vez mais, a ponto de os seus intestinos saírem do seu corpo”.
16Depois o Senhor atiçou os filisteus e os árabes que moravam perto dos etíopes para se tornarem hostis a Jeorão. 17Eles marcharam contra Judá, atravessaram a fronteira e levaram embora tudo o que tinha valor no palácio do rei, inclusive seus filhos e suas esposas. Somente escapou Acazias,#21.17 Em hebraico “Jeoacaz”, que é variante de Acazias. o filho mais novo.
18Foi depois de tudo isso que o Senhor feriu o rei com uma doença incurável nos intestinos. 19Os dias foram passando, e ao fim de dois anos seus intestinos saíram do seu corpo, e ele morreu em terrível sofrimento. No funeral do rei o povo não fez nenhuma fogueira em sua homenagem, como havia feito para os seus antepassados.
20Ele tinha trinta e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. Ele morreu e ninguém lamentou a sua morte. Ele foi enterrado na Cidade de Davi, mas não no cemitério real.

Currently Selected:

2 Crônicas 21: NBV-P

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy