YouVersion Logo
Search Icon

João 16

16
1“Eu lhes digo estas coisas para que não desanimem da fé. 2Pois vocês serão expulsos das sinagogas, e virá o tempo em que aqueles que os matarem pensarão que estão prestando um serviço sagrado a Deus. 3Farão isso porque nunca conheceram nem o Pai nem a mim. 4Sim, eu lhes digo estas coisas agora para que, quando elas acontecerem, vocês se lembrem de que os avisei. Eu não lhes disse antes porque ainda estaria com vocês mais um pouco.”
A obra do Espírito Santo
5“Agora, porém, vou para aquele que me enviou, e nenhum de vocês me pergunta para onde vou. 6Em vez disso, entristecem-se por causa do que eu lhes disse. 7Mas, na verdade, é melhor para vocês que eu vá, pois, se eu não for, o Encorajador#16.7 Ou Conselheiro, ou Consolador. O grego traz parakletos. não virá. Se eu for, eu o enviarei a vocês. 8Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 9Do pecado, porque o mundo se recusou a crer em mim; 10da justiça, porque eu voltarei para o Pai e não me verão mais; 11do juízo, porque o governante deste mundo já foi condenado.
12“Há tanta coisa que ainda quero lhes dizer, mas vocês não podem suportar agora. 13Quando vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade. Não falará por si mesmo, mas lhes dirá o que ouviu e lhes anunciará o que ainda está para acontecer. 14Ele me glorificará porque lhes contará tudo que receber de mim. 15Tudo que pertence ao Pai é meu; por isso eu disse: ‘O Espírito lhes contará tudo que receber de mim’.”
A tristeza será transformada em alegria
16“Mais um pouco e vocês não me verão mais; algum tempo depois, me verão novamente.”
17Alguns dos discípulos perguntaram entre si: “O que ele quer dizer com ‘Mais um pouco e vocês não me verão’ e ‘algum tempo depois, me verão novamente’ e ‘vou para o Pai’? 18E o que ele quer dizer com ‘mais um pouco’? Não entendemos”.
19Jesus, percebendo que desejavam lhe perguntar sobre essas coisas, disse: “Vocês perguntam entre si o que eu quis dizer quando falei: ‘Mais um pouco e vocês não me verão; algum tempo depois, me verão novamente’? 20Eu lhes digo a verdade: vocês chorarão e se lamentarão pelo que acontecerá comigo, mas o mundo se alegrará. Ficarão tristes, mas sua tristeza se transformará em alegria. 21No trabalho de parto, a mulher sente dores, mas, quando o bebê nasce, sua angústia dá lugar à alegria, pois ela trouxe ao mundo uma criança. 22Da mesma forma, agora vocês estão tristes, mas eu os verei novamente; então se alegrarão e ninguém lhes poderá tirar essa alegria. 23Naquele dia, não terão necessidade de me perguntar coisa alguma. Eu lhes digo a verdade: vocês pedirão diretamente ao Pai e ele atenderá, porque pediram em meu nome. 24Vocês nunca pediram desse modo. Peçam em meu nome e receberão, e terão alegria completa.
25“Eu lhes falei destas coisas de maneira figurativa, mas em breve deixarei de usar esse tipo de linguagem e lhes falarei claramente a respeito do Pai. 26Então vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em seu favor, 27pois o próprio Pai os ama, porque vocês me amam e creem que eu vim de Deus.#16.27 Alguns manuscritos trazem do Pai. 28Sim, eu vim do Pai e entrei no mundo, e agora deixo o mundo e volto para o Pai”.
29Então os discípulos disseram: “Enfim o senhor fala claramente, e não de maneira figurativa. 30Agora entendemos que o senhor sabe todas as coisas e não há necessidade de lhe fazer perguntas. Por isso cremos que o senhor veio de Deus”.
31Jesus disse: “Enfim vocês creem? 32Mas se aproxima o tempo, e de fato já chegou, em que vocês serão espalhados; cada um seguirá seu caminho e me deixará sozinho. Mas não ficarei sozinho, porque o Pai está comigo. 33Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo”.

Currently Selected:

João 16: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy