YouVersion Logo
Search Icon

Ezequiel 23

23
O adultério das duas irmãs
1Recebi esta mensagem do Senhor: 2“Filho do homem, havia duas irmãs, filhas da mesma mãe. 3Elas se tornaram prostitutas no Egito. Quando ainda eram meninas, deixavam que homens acariciassem seus seios. 4A irmã mais velha se chamava Oolá, e a mais nova, Oolibá. Casei-me com elas, e me deram filhos e filhas. Refiro-me a Samaria e Jerusalém, pois Oolá é Samaria, e Oolibá, Jerusalém.
5“Então, embora fosse minha, Oolá desejou ardentemente outros amantes e se entregou aos assírios. 6Todos eles eram jovens atraentes, capitães e comandantes, com belas roupas azuis, montados a cavalo. 7Assim, ela se prostituiu com os homens mais desejáveis da Assíria, adorou seus ídolos#23.7 É provável que o termo hebraico (lit., coisas redondas) se refira a esterco; também em 23.30,37,39,49. e se contaminou. 8Pois, quando ela saiu do Egito, não deixou para trás a prostituição. Continuou depravada como em sua juventude, quando os egípcios dormiram com ela, acariciaram seus seios e a usaram como prostituta.
9“Por isso eu a entreguei a seus amantes assírios, que ela tanto desejou. 10Eles arrancaram suas roupas, levaram seus filhos e filhas e então a mataram. Depois que ela recebeu esse castigo, sua reputação tornou-se conhecida entre todas as mulheres da terra.
11“Contudo, embora Oolibá tenha visto o que aconteceu à sua irmã Oolá, seguiu pelo mesmo caminho. Na verdade, foi ainda mais depravada e se entregou ao desejo e à prostituição. 12Cobiçou os assírios — os capitães e comandantes em belos uniformes, montados a cavalo —, todos eles jovens atraentes. 13Vi que estava se contaminando, como sua irmã mais velha.
14“Então levou sua prostituição ainda mais longe e se apaixonou por figuras pintadas numa parede, figuras de oficiais babilônios,#23.14 Ou caldeus. com uniformes vermelhos chamativos 15e com belos cintos e turbantes de tecido fino. Estavam vestidos como oficiais da terra da Babilônia.#23.15 Ou Caldeia; também em 23.16. 16Quando ela viu essas pinturas, desejou ardentemente entregar-se a eles, por isso enviou mensageiros à Babilônia para convidá-los para a visitarem. 17Eles vieram, cometeram adultério com ela e a contaminaram na cama do amor. Depois de ser contaminada, porém, teve nojo deles e os rejeitou.
18“Da mesma forma, eu tive nojo de Oolibá e a rejeitei, como havia rejeitado sua irmã, porque ela se exibiu diante deles e a eles se entregou para satisfazer seus desejos. 19Entregou-se, porém, a prostituição ainda maior ao lembrar-se de sua juventude, quando era prostituta no Egito. 20Desejou amantes com genitais grandes como de jumentos e ejaculação como de cavalos. 21E assim, Oolibá, você reviveu a depravação de sua juventude no Egito, quando permitiu que seus seios fossem acariciados.”
O Senhor julga Oolibá
22“Portanto, Oolibá, assim diz o Senhor Soberano: De todas as partes, enviarei seus amantes contra você, as mesmas nações das quais você se afastou com nojo. 23Os babilônios virão com todos os caldeus de Pecode, Soa e Coa. E todos os assírios virão com eles, jovens atraentes, capitães, comandantes, oficiais dos carros de guerra e outros oficiais de alto escalão, todos a cavalo. 24Virão do norte contra você#23.24 Conforme a Septuaginta; o significado do hebraico é incerto. com carros de guerra, carroças e muitas armas, preparados para o ataque. Assumirão posições de batalha e a cercarão com soldados armados com escudos e capacetes. E eu a entregarei a eles para ser castigada, para que façam com você o que quiserem. 25Voltarei contra você a ira do meu ciúme, e eles a tratarão com crueldade. Cortarão fora seu nariz e suas orelhas e matarão à espada os sobreviventes. Seus filhos serão levados como prisioneiros, e tudo que restar será queimado. 26Arrancarão suas roupas e lindas joias. 27Desse modo, acabarei com a depravação e a prostituição que você trouxe do Egito. Nunca mais você olhará com desejo para essas coisas, nem se lembrará mais com saudade de seu tempo no Egito.
28“Pois assim diz o Senhor Soberano: Certamente eu a entregarei a seus inimigos, àqueles que você detesta, àqueles que você rejeitou. 29Eles a tratarão com ódio, tomarão tudo que você possui e a deixarão completamente nua. A vergonha de sua prostituição ficará exposta para todo o mundo. 30Você trouxe tudo isso sobre si mesma ao se prostituir com outras nações, ao se contaminar com seus ídolos. 31Porque você seguiu pelo mesmo caminho que sua irmã, eu a obrigarei a beber do mesmo cálice de terror do qual ela bebeu.
32“Assim diz o Senhor Soberano:
“Você beberá do cálice de terror de sua irmã,
um copo grande e fundo.
Ele está cheio até a borda
de desprezo e zombaria.
33Embriaguez e angústia se apossarão de você,
pois seu cálice está cheio até a borda de desgraça e desolação,
o mesmo copo do qual sua irmã, Samaria, bebeu.
34Você beberá desse cálice de terror
até a última gota.
Então o fará em pedaços
e com os cacos mutilará seus seios.
Eu, o Senhor Soberano, falei!
35“E, porque você se esqueceu de mim e me deu as costas, assim diz o Senhor Soberano: Você sofrerá as consequências de sua depravação e prostituição”.
O Senhor julga as duas irmãs
36O Senhor me disse: “Filho do homem, pronuncie julgamento sobre Oolá e Oolibá por todos os seus pecados detestáveis. 37Elas cometeram adultério e assassinato: adultério ao adorarem ídolos e assassinato ao queimarem como sacrifício os filhos que geraram para mim. 38Além disso, contaminaram meu templo e profanaram meu sábado. 39No mesmo dia em que sacrificaram seus filhos aos ídolos, tiveram a ousadia de vir ao meu templo para adorar; entraram em minha casa e a profanaram.
40“Vocês, irmãs, enviaram mensageiros a terras distantes para conseguir homens. Quando eles chegaram, vocês tomaram banho, pintaram os olhos e colocaram suas joias mais finas para recebê-los. 41Sentaram-se com eles num sofá com lindos bordados e colocaram meu incenso e meu óleo especial na mesa arrumada diante de vocês. 42De seu quarto vinham sons de muitos homens bebendo e se divertindo. Eram homens do deserto, lascivos e beberrões,#23.42 Ou sabeus. que colocaram pulseiras em seus braços e lindas coroas em sua cabeça. 43Então eu disse: ‘Se eles querem mesmo ter relações com prostitutas velhas e acabadas como essas, que tenham!’. 44E foi o que fizeram. Tiveram relações com Oolá e Oolibá, prostitutas desavergonhadas. 45Mas os justos julgarão essas cidades irmãs de acordo com o que de fato são: adúlteras e assassinas.
46“Agora, assim diz o Senhor Soberano: Tragam um exército contra elas e entreguem-nas para serem aterrorizadas e saqueadas. 47Seus inimigos as apedrejarão e as golpearão com espadas. Matarão seus filhos e filhas e queimarão suas casas. 48Desse modo, acabarei com a depravação na terra, e meu julgamento servirá de advertência para que outras não sigam seu mau exemplo. 49Vocês receberão o castigo merecido por sua prostituição e idolatria. Então saberão que eu sou o Senhor Soberano”.

Currently Selected:

Ezequiel 23: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy