YouVersion Logo
Search Icon

2Crônicas 14

14
Os primeiros anos do reinado de Asa
1 # 14.1 No texto hebraico, o versículo 14.1 é numerado 13.23. Quando Abias morreu e se reuniu a seus antepassados, foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho Asa foi seu sucessor. Houve paz na terra durante dez anos. 2#14.2 No texto hebraico, os versículos 14.2-15 são numerados 14.1-14.Asa fez o que era bom e certo aos olhos do Senhor, seu Deus. 3Removeu os altares estrangeiros e os santuários idólatras, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes de Aserá. 4Ordenou ao povo de Judá que buscasse o Senhor, o Deus de seus antepassados, e obedecesse a suas leis e a seus mandamentos. 5Asa também removeu os santuários idólatras e os altares de incenso de todas as cidades de Judá. Assim, o reino de Asa desfrutou um tempo de paz. 6Nesse período, ele construiu cidades fortificadas em toda a terra de Judá. Ninguém lutou contra ele durante esses anos, pois o Senhor lhe deu descanso.
7Asa disse ao povo de Judá: “Vamos construir essas cidades e fortificá-las com muros, torres, portões e trancas. A terra ainda é nossa porque buscamos o Senhor, nosso Deus, e ele nos deu descanso de todos os lados”. Assim, eles prosseguiram com os projetos e os concluíram com êxito.
8O rei Asa tinha um exército de 300 mil guerreiros da tribo de Judá, armados com escudos grandes e lanças. Também tinha um exército de 280 mil guerreiros da tribo de Benjamim, armados com escudos pequenos e arcos. Os dois exércitos eram formados por homens valentes.
9Certa vez, um etíope#14.9a Em hebraico, um cuxita. chamado Zerá atacou Judá com um exército de um milhão de soldados#14.9b Ouum exército de milhares e milhares; o hebraico traz um exército de mil milhares. e trezentos carros de guerra. Avançaram até a cidade de Maressa, 10de modo que Asa saiu com seu exército para a batalha no vale ao norte de Maressa.#14.10 Conforme a Septuaginta; o hebraico trazno vale de Zefatá, perto de Maressa. 11Então Asa clamou ao Senhor, seu Deus: “Ó Senhor, ninguém além de ti pode ajudar os fracos contra os poderosos! Ajuda-nos, ó Senhor, nosso Deus, pois em ti confiamos. Em teu nome enfrentamos esse exército imenso. Ó Senhor, tu és nosso Deus; não permitas que simples homens prevaleçam contra ti!”.
12Então o Senhor derrotou os etíopes#14.12 Em hebraico, os cuxitas; também em 14.13. diante de Asa e do exército de Judá, e eles fugiram. 13Asa e seu exército os perseguiram até Gerar, e caíram tantos etíopes que não conseguiram se recuperar. Foram destruídos pelo Senhor e por seu exército, e os soldados de Judá levaram grande quantidade de despojos.
14Enquanto estavam em Gerar, atacaram todas as cidades da região, e o terror do Senhor veio sobre o povo dali. Como resultado, os soldados de Judá levaram muitos despojos também dessas cidades. 15Atacaram, ainda, os acampamentos onde havia rebanhos e levaram muitas ovelhas e camelos. Em seguida, voltaram para Jerusalém.

Currently Selected:

2Crônicas 14: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy