YouVersion Logo
Search Icon

2Crônicas 1

1
Salomão pede sabedoria
1Salomão, filho de Davi, estabeleceu firme controle sobre seu reino, pois o Senhor, seu Deus, estava com ele e o tornou muito poderoso.
2Salomão convocou todas as autoridades de Israel: os generais e capitães do exército,#1.2 Em hebraico, comandantes de milhares e de centenas. os juízes e todos os líderes e chefes dos clãs. 3Então conduziu toda a comunidade ao lugar de culto em Gibeom, pois ali ficava a tenda do encontro. Essa era a tenda que Moisés, servo do Senhor, havia feito no deserto.
4Davi tinha transportado a arca de Deus de Quiriate-Jearim para a tenda que ele havia preparado para ela em Jerusalém. 5Mas o altar de bronze feito por Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, ainda estava ali#1.5a Conforme a Septuaginta, a Vulgata e alguns manuscritos em hebraico; o Texto Massorético traz ele colocou. em Gibeom, em frente ao tabernáculo do Senhor. Então Salomão e o povo se reuniram nesse local para consultar o Senhor.#1.5b Em hebraico, para consultá-lo. 6Na presença do Senhor, Salomão ofereceu mil holocaustos sobre o altar de bronze, que estava na tenda do encontro.
7Naquela noite, Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça o que quiser, e eu lhe darei”.
8Salomão respondeu a Deus: “Tu mostraste grande amor leal a meu pai, Davi, e agora me fizeste rei em seu lugar. 9Ó Senhor Deus, cumpre a promessa que fizeste a meu pai, Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso como o pó da terra! 10Dá-me sabedoria e conhecimento para que eu os lidere bem,#1.10 Em hebraico, para sair e entrar diante deste povo. pois quem é capaz de governar este teu grande povo?”.
11Deus disse a Salomão: “Uma vez que esse é seu desejo, e não pediu riqueza, nem bens, nem fama, nem a morte de seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar bem meu povo, sobre o qual o fiz rei, 12certamente lhe darei a sabedoria e o conhecimento que pediu. Também lhe darei riqueza, bens e fama como nenhum rei teve nem jamais terá”.
13Então Salomão voltou da tenda do encontro, no lugar de culto em Gibeom, para Jerusalém, e reinou sobre todo o Israel.
14Salomão ajuntou muitos carros de guerra e cavalos. Possuía 1.400 carros de guerra e 12.000 cavalos. Mantinha alguns deles nas cidades designadas para guardar esses carros de guerra e outros perto dele, em Jerusalém. 15O rei tornou a prata e o ouro tão comuns em Jerusalém como as pedras. E havia tanta madeira valiosa de cedro como as figueiras-bravas que crescem nas colinas de Judá.#1.15 Em hebraico, na Sefelá. 16Os cavalos de Salomão eram importados do Egito#1.16a Possivelmente, de Muzur, região próxima da Cilícia; também em 1.17. e da Cilícia;#1.16b Em hebraico, de Cuve, provavelmente outro nome para Cilícia. os comerciantes do rei os adquiriam da Cilícia pelo preço de mercado. 17Naquela época, um carro de guerra do Egito custava 600 peças#1.17a Em hebraico, 600 [siclos], cerca de 7,2 quilos. de prata, e um cavalo, 150 peças#1.17b Em hebraico, 150 [siclos], cerca de 1,8 quilo. de prata. Depois, eram exportados aos reis dos hititas e aos reis da Síria.

Currently Selected:

2Crônicas 1: NVT

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy