YouVersion Logo
Search Icon

Romanos 11

11
O futuro de Israel
1Então eu pergunto: será que Deus rejeitou o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita,#Fp 3.5 da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou vocês não sabem o que a Escritura diz a respeito de Elias, como pediu com insistência diante de Deus contra Israel, dizendo: 3“Senhor, mataram os teus profetas, derrubaram os teus altares. Sou o único que sobrou, e procuram tirar-me a vida.”#1Rs 19.10,14 4Mas qual foi a resposta divina? Foi esta: “Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal.”#1Rs 19.18 5Assim também nos dias de hoje sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.#Rm 9.27 6E, se é pela graça, já não é pelas obras;#Gl 2.16 do contrário, a graça já não é graça.
7Que diremos, então? O que Israel buscava, isso não alcançou;#Rm 9.31 mas a eleição conseguiu isso. Os demais foram endurecidos, 8como está escrito:
“Deus lhes deu um espírito
de profundo sono,
olhos para não ver
e ouvidos para não ouvir,
até o dia de hoje.”#Is 29.10
9E Davi disse:
“Que a mesa deles se transforme
em laço e armadilha,
em tropeço e punição;
10que os olhos deles se escureçam,
para que não vejam,
e fiquem para sempre encurvadas
as suas costas.”#Sl 69.22-23
11Então eu pergunto: será que eles tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela transgressão deles, a salvação chegou aos gentios,#At 13.46 para fazer com que os judeus ficassem com ciúmes.#Rm 10.19 12Ora, se a transgressão deles resultou em riqueza para o mundo, e a diminuição deles resultou em riqueza para os gentios, quanto mais a plenitude deles!
13Dirijo-me a vocês que são gentios. Visto que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14para ver se de algum modo posso fazer com que os do meu povo fiquem com ciúmes e alguns deles se salvem. 15Porque, se o fato de eles terem sido rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos? 16E, se forem santas as primícias da massa, igualmente será santa a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.
17Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado no meio deles e se tornou participante da raiz e da seiva da oliveira, 18não se glorie contra os ramos. Mas, se você se gloriar, lembre que não é você que sustenta a raiz, mas é a raiz que sustenta você.
19Então você dirá: “Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.” 20Correto! Eles foram quebrados por causa da incredulidade, mas você continua firme mediante a fé. Não fique orgulhoso, mas tema.#1Co 10.12 21Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.
22Considere, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para com você, a bondade de Deus, desde que você permaneça nessa bondade. Do contrário, também você será cortado.#Jo 15.2 23Eles também, se não permanecerem na incredulidade,#2Co 3.16 serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. 24Pois, se você foi cortado daquela que, por natureza, era uma oliveira brava e, contra a natureza, foi enxertado numa oliveira boa, quanto mais esses, que são ramos naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
A bondade de Deus para com todos
25Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem este mistério, para que não fiquem pensando que são sábios: veio um endurecimento em parte a Israel,#Rm 11.7-8; 2Co 3.14 até que tenha entrado a plenitude dos gentios. 26E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito:
“O Libertador virá de Sião
e afastará de Jacó as impiedades.#Is 59.20-21
27Esta é a minha aliança com eles,
quando eu tirar os seus pecados.”#Jr 31.33-34
28Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, amados por causa dos patriarcas; 29porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 30Porque assim como no passado vocês foram desobedientes a Deus, mas agora alcançaram misericórdia à vista da desobediência deles, 31assim também estes agora foram desobedientes, para que também eles alcancem misericórdia, à vista da que foi concedida a vocês. 32Porque Deus encerrou todos na desobediência, a fim de mostrar a sua misericórdia a todos.#Gl 3.22; 1Tm 2.4
Louvor a Deus
33Ó profundidade da riqueza,
tanto da sabedoria como
do conhecimento de Deus!
Quão inexplicáveis são os seus juízos,
e quão insondáveis são
os seus caminhos!#Jó 5.9; 11.7
34“Pois quem conheceu
a mente do Senhor?
Ou quem foi o seu conselheiro?#Is 40.13; 1Co 2.16
35Ou quem primeiro deu
alguma coisa a Deus
para que isso lhe seja restituído?”#Jó 41.11
36Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas.#1Co 8.6; Cl 1.16 A ele seja a glória para sempre. Amém!

Currently Selected:

Romanos 11: NAA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy